Primeiro: Quem não come carne são apenas os católicos. Segundo: Pra quem é realmente católico, essa frase não tem nada a ver, todos tem pecados, se for participar de uma prática religiosa apenas quem não tem pecados, ngm fará, pois todos tem.
O problema está nas pessoas que não seguem a religião de fato e usam a fé apenas como escudo e pra criticar terceiro ... tem muita gente q se diz religiosa e não vai a igreja, muito menos pratica a fé minimamente. Outros pisam na igreja lá uma vez na vida e não pratica nada, apenas fica criticando terceiros.
A igreja acredita que somos pecadores, por isso na tradição católica realizamos confissões, inclusive é aconselhado se confessar antes da quaresma ou durante. Semanalmente na igreja há atendimento de confissões.
Segundo, o ato de se abster de certas coisas é justamente pq somos pecadores, a prática do jejum (muito praticado durante a quaresma) auxilia vc a lidar com seus próprios sentimentos, uma pessoa q come menos por exemplo não se deixa levar pela gula... o ato de vc restringir alimentos ajuda na sua vida. Pq se vc n controla seu paladar, vai controlar oq? E Jesus oq mais fazia era jejum, tanto q ele fez de 40 dias.
E no jejum há maior purificação, vc se sente mais leve. Mas sobre isso irei me aprofundar, pq chegou um livro lá em casa sobre isso, mas ainda não parei para ler.