O dinheiro, bem como os preços, são indicativos de necessidade, escassez, alocação de recursos. Conceitos quase mitológicos para o brasuca médio q.i. de Mico-Leão-Dourado.
Graças a evolução tecnológica hoje se tem inteligência artificial e o brasileirinho pode perguntar ao Chatgpt a importância do dinheiro, dos preços, do capitalismo.
Não, acho que o dinheiro da um significado para as pessoas.. o problema é o capitalismo feroz, onde tem uns que estão contando a moeda para refeição enquanto outros estão provando um caviar..
Não existe um equilíbrio e faz o mundo ser uma merda que é..
Não, não há solução para a tragédia da existência humana e nem para seu trágico final. Graças a Deus por isso, nossa espécie egocêntrica precisa disso pra evoluir e matar seu ego, embora a maioria não o faça.
O problema do dinheiro é a separação de valor, de meio de troca para mero capital(meio de acumulação, valorização e exploração).
O dinheiro enquanto ferramenta de troca e valor de trabalho é tranquilo. O problema é que vivemos num sistema em que o dinheiro é um fim e não apenas meio, ao invés de ser parte da engrenagem do desenvolvimento(infraestrutura, moradia, segurança, saúde, emprego, ciência, enfim, capital produtivo), é cada vez mais objeto de acúmulo, especulação, rentismo e concentração de poder financeiro/político, formação de monopólios e oligopólios. Em suma, o problema é capital improdutivo crescer cada vez mais que o capital produtivo.
N'O Capital, Marx criticava essa mudança do valor do dinheiro. Passamos de mercadoria-dinheiro-mercadoria para dinheiro-mercadoria-dinheiro(M-C-M x C-M-C). Dinheiro passa a ser tanto o ponto de partida quanto o objetivo final. É um fim em si mesmo. Valorização do dinheiro é o objetivo principal, para que uma quantidade de dinheiro se transforme em mais dinheiro ainda, através do lucro. E todo o resto passa a ser meio, tanto a mercadoria quanto a força de trabalho para gerá-la. Portanto, sujeitos à mesma lógica do lucro. Quem acumula mais dinheiro, acumula mais poder e dita as regras do jogo(sistema financeiro, econômico, político), quem tem menos dinheiro, tem menos poder de decisão, só aceita as regras do jogo em troca de migalhas, pouco dinheiro para comprar poucas mercadorias. Suquinho de Alienação & Exploração. Dinheiro se torna portanto não parte do sistema, mas a força que determina os rumos da produção. Por isso ele chamava dinheiro de prostituta universal, pois torna todas as necessidades, vontades, aspirações valores humanos submissos à lógica do lucro.
Leia o livro A Era do capital improdutivo - a nova arquitetura do poder, do professor Ladislau Dowbor. Bem didático.