0
anônima
anônima
140  06/02/2026 16h12

Desde pequena sempre foi assim: nunca dava para comprar nada. Meu pai teve muitas dívidas no passado, o que piorou tudo. Muitas vezes faltava até o que comer em casa.
Quando finalmente consegui um trabalho, não sobrava nada; o dinheiro ia para as dívidas do meu pai. E hoje em dia ele tem mais dívidas ainda. A casa é uma desorganização, escassez de tudo.
Não estou conseguindo nem comer direito, nem mistura. Comprei 45 reais em produtos de limpeza e já acharam ruim, disseram que foi muito caro, que eu deveria ter gasto menos para poder comprar arroz e mistura.

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
11 1
eles respondem
06/02/2026 12h13
A realidade do brasileiro é essa eu tiro 3k por mês e não está dando pra se manter, aluguel filho pequeno despesas médicas mercado
06/02/2026 12h22
Isso é a realidade do nosso país minha cara, não é só você, minha mãe aposentada paga 600 + 700 reais só de imposto para o governo, fora as contas para se manter que passam disso. Esse é o amor vencendo.
06/02/2026 15h48
Não sei quanto seu pai e sua mãe ganham.
Mas me parece q seu pai não sabe ter um controle financeiro, ele gasta mais do que ganha e isso ja se tornou normal.

E até o seu dinheiro eles pegam.
Eu acho isso bem errado, os pais praticamente extorquindo a filha.

Desculpe mas seria pais me parecem ser gente burra
anônimo
anônimo
06/02/2026 12h06
São pobretões
06/02/2026 15h09
Porque são pobres.
anônimo
anônimo
06/02/2026 13h35
Seus pais gastam mais do que ganham e não possuem prioridades. Agora querem jogar a responsabilidade de uma vida toda irresponsável e burra em cima de você.
Se quiser prosperar, suma daí. Ou vai passar a vida toda bancando a irresponsabilidade deles e o ciclo de escassez só vai piorar.
06/02/2026 13h38
Complicado hein
Moça tenta ganhar dinheiro na Internet em alguma rede social, pois vc iria ajudar muito em casa e tbm há chance de mudar de vida
06/02/2026 14h39
É desgastante, principalmente porque já se estende há um bom tempo. Entendo que seja mais um desabafo do que um pedido de ajuda, até porque precisaria de mais detalhes como quanto é essa dívida, pra quem, quanto ganham... Parece ser uma situação que não se resolve rápido e isso pode gerar conflitos dentro da família, o que demanda paciência, mesmo quando ela já está no limite.
O melhor caminho é tentar ir se organizando pra quitar essas dívidas ou até renegociar se os juros viraram uma bola de neve. Se isso não for suficiente e imagino que não seja, aumentar a renda pode ajudar, mesmo que não seja algo imediato é bom ir pensando em alternativas pra não focar só no problema, mas também em possíveis soluções.
E um ponto importante: essa dívida não é sua. Não precisa jogar na cara de ninguém, mas quando achar que pode/deve pense em seguir a sua vida, ajudando dentro do possível, mas sem se privar do básico.
anônimo
anônimo
06/02/2026 15h01
Está claro que precisa melhorar a educação financeira aí.
06/02/2026 15h19
Família falida, não só do dinheiro...é o que mais tem.
06/02/2026 16h12
SUA RESPOSTA ESTA NESSE LIVRO: "Os Segredos da Mente Milionária"

Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker, explica que nossas decisões financeiras não são racionais como imaginamos, mas automáticas. O autor afirma que todos nós possuímos “arquivos mentais” sobre dinheiro, criados principalmente na infância, a partir do que ouvimos, vimos e vivenciamos. Sempre que precisamos tomar uma decisão, gastar, economizar, investir ou arriscar, nossa mente busca esses arquivos e age de acordo com eles.

O grande argumento do livro é que, se esses arquivos mentais forem negativos (como “dinheiro é difícil”, “rico é ganancioso” ou “eu não nasci para ser rico”), nossas ações vão nos levar repetidamente a resultados financeiros limitados, mesmo quando ganhamos mais dinheiro. Por outro lado, pessoas ricas possuem arquivos mentais diferentes, que as fazem pensar em oportunidades, responsabilidade e crescimento.

Você ou seus pais deveriam ler este livro porque ele mostra que mudar a vida financeira começa antes de mudar a conta bancária: começa mudando o que está armazenado na mente. Ao reprogramar esses arquivos internos, é possível tomar decisões mais conscientes, construir riqueza de forma consistente e evitar padrões de autossabotagem que se repetem ao longo da vida.
elas respondem
anônima
anônima
06/02/2026 13h32
Falta de educação financeira.
anterior
Você acha que precisa melhorar mais sua aparência ou sua personalidade?
próxima
Todas ao meu redor namoram, só eu que não. Está tão difícil isso!?