eles respondem
eu consegui meu primeiro emprego com 21, 22 tambem, fica tranks
Acho que o melhor caminho pra você é se dedicar aos estudos.
"Tenho autismo"
Você tem direito à cota PCD em concursos e vestibulares por ter autismo.
Caso voce não precise tanto de dinheiro de uma forma imediata, eu lhe indico estudar para o ENEM de Medicina (mesmo que a profissão ainda não esteja no auge, Medicina ainda é um curso que garante 1 renda razoável após a formatura).
Caso você precise de dinheiro de uma forma mais imediata (e nao possa esperar 6 anos pra começar a receber) lhe indico estudar pra concursos de nível médio.
Primeira coisa que vejo é a necessidade de vc tratar isso. Já deu pra notar que vc nao quer essa condição estática.
Melhor a fazer é procurar ajuda de profissionais para lidar com traumas possíveis.
De todo modo, se quiseres conversar, fique à vontade pra chamar.
É normal ter medo, mas a gente vai lá e faz com medo mesmo, aí vai pegando o jeito.
Vc é jovem ainda, tem muito tempo pra correr atrás do tempo perdido ainda. Aproveita que vc percebeu isso cedo e corre atrás.
Comece fazendo seus trabalhos domésticos. Vai limpar essa casa e fazer sua comida. Faz disso uma rotina. Não adianta querer mudar de vida se vc não puder mudar nem sua casa.
Moça, primeiramente trate as comorbidades do Autismo, minimize os efeitos delas na sua vida. A maioria das coisas na vida requerem disciplina e um mínimo de organização. Mesmo que trabalhe pra vc mesma vc precisa disso (para os outros então...). Outra coisa importante, trate essa sua baixa autoestima, vc é capaz de tudo como qq pessoa, só precisa aprender! Comece fazendo coisas simples, aprenda a cuidar de vc e andar sempre arrumada (corpo, cabelo, unha etc.), pois a autoestima começa por aí; e a cuidar do seu ambiente (arrume sua cama assim q levantar todos os dias), arrume seu quarto, lave seu banheiro (se tiver), limpe sua casa etc. Dica: Coloque horários para tudo na sua rotina e faça mesmo sem vontade (disciplina é fazer o que precisa ser feito).
Se vc conseguir fazer isso minimamente eu garanto que vc estará pronta pra alguns trabalhos fora, pois se vc é capaz de cuidar de vc mesma e do seu ambiente, será capaz de fazer coisas simples como arrumar produtos de um supermercado, ou empacotar os produtos dos clientes (só alguns exemplos). Para serviços mais complexos, aperfeiçoe suas habilidades, faça cursos, aprenda a lidar com matemática e com o português básico, isso já resolve muita coisa. O principal é vc acreditar q pode, acreditando dê os passos pra isso, vc vai conseguir!!
Ainda está nova. Aproveite agora para conseguir alguma fonte de renda e estudar.
Pode me chamar no pv que eu te ajudo.
Agora nesses exato momento não consigo te dar muita atenção mas pode chamar que a gente vai conversando e eu vou te aconselhando conforme eu for arrumando tempo
O bom que vc já tá aprendendo a arrumar a casa, isso é bom.
Aconselho te a procurar um emprego de escala 6x1, qualquer coisa, seja atendente, estoquista, operadora de telemarketing, fast food, o que seja.
Pode ser ruim, mas pelo menos vc vai ter a sua primeira experiência de primeiro emprego e vai voltar com a rotina de fazer algo diariamente. Aí depois de uns meses, quando vc estiver já cansada do emprego, é bom ou vc começar um curso que vc possa ver pra fazer, ou sair e arranjar outro.
Está bem comum isso hoje em dia, vai fazendo coisas em casa e tenta arrumar um trabalho, ser mais independente, só é assim pq ganho tudo sempre, quando começar a fazer as coisas vai mudar rápido.
Primeiro presisa controlar sua ansiedade ir na raiz o que está causando isso em vc, depois tem que dar tempo ao tempo entender que tudo leva tempo para aprendizado e isso gera experiência... Comece entendendo seu problema e não apela solução as vezes é a solução que assusta
"Não me sinto boa em nada, me sinto pra trás. Me sinto uma batata uma ameba."
Me identifiquei. Espero que encontre a paz que tanto procura.
O primeiro passo é entender porque as coisas são assim.
Reflita e investigue se vc não tem algum problema de saúde (falta de energia, se é saudável), muitas pessoas possuem doenças e não conseguem trabalhar e não sabem.
Reflita e investigue se vc tem algum trauma ou se o fato de não conseguir é apenas insegurança e ansiedade.
Vc disse que tem autismo e TDAH, se acha que tem é importante que consiga laudos. Para que sua família reconheça seu problema e também tendo o laudo vc pode conseguir LOAS, se aposentar ou ter vagas reservadas em empresas em condições que vc consiga trabalhar, toda empresa grande tem que reservar essas vagas e vc seria prioridade na contratação.
Autismo causa essa dificuldade mesmo, mudar a rotina é algo difícil, a pessoa sente insegurança.
Porém não tenha medo.
Pode ser que vc não tenha autismo e sim alguma outra doença.
Se tem algo que te impede de trabalhar (no caso o autismo) então vc tem que focar em investigar isso e descobrir o que é, se é autismo ou se é outro tipo de doença.
Vc tem que descobrir quem vc é primeiro, descobrir o que há de errado. Saber suas condições é o primeiro passo, aí depois sim vc vê se pode conseguir o LOAS, aposentar, emprego adaptado ou tratar no caso se for algo possível de tratar.
O primeiro passo é esse: investigar o porquê, investigar os sintomas, se consultar com um neurologista.
Nossa,você escreveu bastante, mas tu tá em uma idade boa e sobre o autismo e tdah existe maneiras que ajudam a lidar com isso.
Tá rolando umas inscrições pra fazer curso online,não sei se está interessado, mas pode te ajudar até um norte
É só correr atrás. Não existe mágica. Se esforce.
elas respondem
Vc só tem 20 anos.
E sobre errar é normal, a gente só aprende errando mesmo.
Misericórdia.
Moça, o único conselho a lhe dar é vc ir vencendo pouco a pouco os desafios que te assolam.
Vc tem que se forçar a sair da zona de conforto...
Eu ja sofri muito com isso também, achava que era por omissão dos meus pais, também.
Mas chegamos a uma fase da vida que a maturidade chega, e a gente vai entendendo que nao podemos ser um peso na vida de quem nos ama. Temos que andar com nossas próprias pernas. Quanto mais cedo vc entender que VC NASCEU SÓ, E VAI MORRER SÓ, melhor será.
Quem nos ama, vai sempre nos ajudar, dar o apoio deles, mas nao vao estar para sempre do nosso lado.
Seja resiliente, enfrente seus desafios.
Deus abençoe sua trajetória.
Foi pessima e não apareceu mais, dá pra ver o pq ta sem emprego.