eles respondem
Acho uma filosofia interessante e para pessoas fortes, porém acho também que as paixões e o sofrimento são partes essenciais da vida para o amadurecimento e busca por algo maior. Sigo a ética da virtude, que basicamente é desenvolver virtudes morais por práticas e bons hábitos, não por "razão pura" ou nascimento, como prega o estoicismo.
Uma filosofia bastante nobre e interessante. Mas virou uma moda gourmet. Coaches, influenciadores e galera que quer pagar de fodona na internet deturparam legal o verdadeiro significado do negócio. Estoicismo de Instagram/Tik Tok não é estoicismo, tá mais pra palestra motivacional e frase de autoajuda. Mesma praga atingiu o ceticismo, que virou papo furado de liberal safado.
E a real é que quem se diz estoico é chiliquento e frágil pra porra. Pode reparar, conte aí quantas pessoas verdadeiramente estoicas já conheceu.
Se opiniões alheias, eventos que não tem controle te afetam, você não é estoico. É justamente o controle da razão e emoção, se livrar de paixões(desejos externos) e focar em virtude(desejos internos, satisfaçao, autocontrole, paz etc) que deveria ser o básico pra quem quer andar por essas estradas.
É uma filosofia de tempos antigos aplicada a um grupo seleto de pessoas que realmente viviam de acordo com a natureza. Não pra jovem emocionado em 2026 querendo pagar de brabo mas que no fundo só quer palmas de estranhos na internet.
É minha filosofia de vida.
Tenho a mesma opinião que você.
Eu sigo uma filosofia que superou o estoicismo em todos os pontos e chegou ao alge no que tange ao comportamento humano
Muito interessante, mas não dá pra seguir religiosamente, não somos seres frios e sem sentimentos, o que nos faz humanos é justamente a nossa capacide de raciocinar e sentir.
Preciso refletir e conversar (para aprofundar) sobre o assunto. Nunca havia refletido sobre o estoicismo. Qual a sua opinião sobre o estoicismo?
A melhor possível, uma de minhas filosofias de vida. E isso antes de conhecê-la