eles respondem
Não mesmo. Vivemos em sociedade, num sistema que privilegia poucos ao custo de moer muitos. Não caia em papo de coach de solução individual para problemas complexos e coletivos. Quem dera bastasse esforço que a vida melhorava, assim só vagabundo seria pobre. A realidade é mais triste e desesperadora. Existe pobre que vai morrer pobre e ralando pra caralho. Tá cheio de gente saindo de casa às 05:00, se espremendo num metrõ às 06:00 pra chegar em casa depois das 19:00.
Essa falsa segurança é muito frágil. Uma enchente, um problema de saúde, uma pandemia, uma guerra, um Collor confiscando a poupança e rapidinho cê vai pra fila do osso.
Sempre existiu pobre e rico, mas acho que a pressão econômica nunca foi tão forte quanto nos dias de hoje
As novidades tecnológicas vieram acompanhadas de despesas, até o mais básico e que quase todo mundo tem, como energia elétrica e celular, trouxe facilidades e custos que boa parte dos atuais idosos/adultos não tiveram na infância
A ideia de achar que alguém é pobre porque simplesmente não se esforçou para mim é uma mentira, conheço várias e várias pessoas que se esforçaram muito a vida toda e a acabaram na miséria
sim, trabalhe duro, que uma hora você atinge o sucesso, talvez não milhoes, mas uma vida confortavel
Uma boa parte tem, outras não.
A pobreza é inerente, não tem como todos ficarem ricos, até porque o mundo não aguentaria e colapsaria. Não necessariamente, diminuir a riqueza dos mais ricos, não melhorará a qualidade de vida dos demais.
Leia o Livro O Mito do Desenvolvimento de Celso Furtado.
A verdade é que, se o mundo todo tivesse o padrão de vida da classe média norte-americana, o mundo colapsaria totalmente. Precisaria de vários "mundos" para sustentar um alto padrão de vida para todos.