2
56  24/12/2025 13h07

Eu lembro que, há alguns anos, eu estava deprimida. Eu me via de forma distorcida e enxergava tudo ao meu redor da mesma maneira. Eu realmente acreditava que as pessoas ficariam melhor sem mim. Irrealista? Sim. Mas, na época, isso era a depressão falando.

Quando você está nesse estado, surge a sensação constante de ser um fardo para todos.

Havia aquele pensamento persistente e cruel:
“Se eu morrer, vai ser melhor, porque eu sou um fardo para todos que eu amo.”

Agora eu sei o quão comum esse tipo de pensamento é, mas foi exatamente no que eu acreditei naquele período. Hoje eu sei que esse pensamento nunca foi verdadeiro, era a depressão.

Eu estou bem melhor agora depois de anos de terapia. Minha saúde mental voltou ao normal.

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
3 2
eles respondem
24/12/2025 13h05
Isso que você descreveu é muito real. A depressão bagunça o filtro da mente, tudo passa a parecer mais pesado, mais negativo, como se fosse um fato absoluto, quando na verdade não é. Isso de se sentir um fardo é assustador de tão convincente. Legal você conseguir olhar pra trás hoje e reconhecer que aquilo não era a realidade, era a doença falando. E mais ainda por ter buscado terapia e se cuidado, isso não é pouca coisa e ainda pode inspirar muita gente que ainda está nesse lugar a perceber que esses pensamentos não definem quem elas são e que dá, sim, pra sair disso. Depressão é um estado mental e pode ser contornado, buscar o equilíbrio é importante.
24/12/2025 13h07
Seu relato é importante, e é isso mesmo. O depressivo tem uma visão distorcida da realidade e de si mesmo.
elas respondem
24/12/2025 12h26
Discordo, a realidade é que leva a alguém ficar deprimido.
anônima
anônima
24/12/2025 12h43
sim..que bom que vc está bem.. quando não tratamos nosso problema é o acontece.. nossa mente distorce tudo.. hora ou outra a depressão quer me atingir, e sigo lutando contra ela, e não levou meu problema pra ninguém,me vitimizar não me ajudava em nada.. hoje tenho consciência disso..vi de perto o sofrimento quando se perde alguém de forma drástica..e por isso resolvi sair dessa posição de vítima,outras pessoas podem me causar sofrimento,mas eu decido como isso me afeta..a luta não acabou,mas não estou mais por baixo..
anterior
Você foi ou é criticada pelos seus pais?
próxima
Para quem tem tatuagem: quantas vocês têm no corpo?