Quando o cara só tem tesão: ele só fala em sexo, te objetifica sempre, brincadeiras só no duplo sentido e até diretas, mesmo que queira trocar uma idéia de boa com ele, ele sempre leva pro lado sexual, tá nem aí pro que pensa e como você é, só quer ter corpo.
Quando cara gosta: ele já se mostra o contrário, procura saber do que gosta, teus hobbys, sonhos, desejos, é curioso sobre você, sobre sua vida, de que estilo de música gosta, filmes, séries, ele quer fazer parte da sua vida, já o sexo fica de segundo plano, não que ele não queira, mas sexo e assuntos sexuais tomam esse rumo naturalmente, nada forçado.
Amar é gostar também do jeito de ser da mulher (não só do corpo). Tesão está mais atrelado ao corpo e rosto da mulher ( e nem precisa ser bonita. Se a mulher não for muito feia, já irá gerar tesão na maioria dos homens. Geralmente homens sentem atração por um grande percentual de mulheres) .
Eu acho que o maior diferencial pra distinguir as duas coisas é o nível de sacrifício que o homem faz. Geralmente ele tende a se sacrificar mais pela mulher por quem ele é apaixonado.
Exemplo. Tem homens (e não são poucos) que "se matam " de trabalhar para pagar faculdade de Medicina (que todo mundo sabe que é cara ) para a esposa ou para prover o sustento delas, enquanto estudam pra concursos.
Acho improvável o homem se sacrificar tanto "se matando de trabalhar" pra prover o sustento da mulher por sentir apenas tesão.