Se o único fator determinante pra relação for a questão física deve terminar acabando.
Variações de peso ao lado da vida é super normal, já teve época de eu conseguir treinar muito e ficar com físico estético muito bom. Em outro tempo, quando fazia doutorado, eu não conseguia treinar tanto e meu físico não estava tão bem quanto antes.
Hoje eu consigo equilibrar melhor meu tempo com academia, trabalho e alimentação e tenho um físico bom.
Ou seja, eu variei o físico ao longo do tempo como boa parte das pessoas.
Acho que isso costuma acontecer com quem não tem uma fundação sólida do relacionamento baseada em sentimentos, na personalidade e no caráter da pessoa.
A minha parceira vai mudar ao longo da vida, mas se a minha admiração por ela permanecer eu dificilmente vou deixar de sentir atração por ela.
Claro que um grande desleixo com a própria imagem é um impacto grande e abala as coisas, até afeta a admiração que eu sentia por ela, mas em condições normais, as mudanças físicas não costumam afetar a atração
Dentro da relação o que causa isso é o desgaste. Discussões, brigas constantes, reclamações por motivos fúteis, demonstrações de egoísmo, visões de mundo e projetos de vida muito diferentes, tudo isso vai minando o encanto que inicialmente havia. E o desejo de quem está desgastado é afastar-se.
Nunca me aconteceu.
Mas assim, com o passar dos anos, as pessoas vão envelhecendo e o metabolismo já não é o mesmo. Isso é absolutamente normal.
O que eu acharia ruim é que meu companheiro deixasse de se importar com a própria aparência. Eu estou há quase 3 anos com o meu namorado, e por ele (e por mim, claro) eu me cuido.