0
anônima
anônima
140  16/12/2025 12h46

Eu acho que um curso superior é muito importante para o desenvolvimento das pessoa. Eu tô na metade do meu curso, é muito fácil identificar uma pessoa que fez faculdade com uma pessoa q não fez assim que vc fala com ela.

Só sei que com o passar do tempo vc começa a querer ficar ao redor de pessoas que têm um nível superior. Até pq os assuntos que são tratados são diferentes, a maneira que a pessoa se comporta é diferente e você sempre sai de uma conversa com algum aprendizado ou recomendação ou uma curiosidade.

Sei que muita gente vai se sentir ofendido, mas é a realidade. A educação muda a gente

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
7 5
eles respondem
16/12/2025 11h50
Eu também estou na metade do meu curso e serei sincero aqui, é desgastante pra caralho. Eu às vezes fico imaginando como que vou levar a vida depois da conclusão, eu quero fazer uma pós graduação pra poder atuar como professor caso o caldo engrosse, eu sempre quis entrar na universidade que eu tô agora, mas atualmente eu só quero sair de lákkkkkk, concluir, me formar e bloquear todos os contatos de colegas que tenho lá.
Sinceramente, eu recomendo sim as pessoas do site fazerem um curso superior, mas trabalhe por fora também, faça um trabalho de meio período enquanto faz a faculdade.
16/12/2025 12h20
Educação é uma coisa, diploma é outra. Conheço gente muito mais letrada e sem diploma do que muitos com diploma.

Acho que diploma no Brasil depende muito de objetivo pessoal. Hoje qualquer tipo de informação pode ser adquirida facilmente na internet. Sites como Coursera possuem cursos de entidades do mundo inteiro de forma gratuita. Quem quer estudar, aprende. Conhecimento não possui vínculo algum com diploma. Mas se você quer seguir uma profissão, pode ser que o diploma seja obrigatório.

Concordo que a educação transforma. Mas isso independe de diploma. E, sendo muito sincero, a maior parte das instituições de ensino do país são fracas.
16/12/2025 11h51
Já vou concluir a minha.
16/12/2025 12h37
Cursei engenharia de computação e engenharia de redes de comunicação na federal de Brasilia, a UnB.

Minha opinião sobre isso é que a universidade realmente nos muda. Ela possibilita conhecer alguns aspectos normalmente ignorados da realidade. Mas essa mudança não é necessariamente para melhor, nem torna ninguém de fato inteligente, muito menos educado. Educação é algo que invariavelmente vem de casa, e vai sendo lapidada ao longo da vida pelo contato com outros modelos de humanidade.

A universidade pode ser parte disso, mas não necessariamente é; e um dos principais indicadores de que não vai ser ou de que não está sendo parte desse processo educativo é o aluno por a graduação em oposição ou em posição hierarquicamente superior às vivências e experiências que estão fora da universidade.

Movido pela admiração que tem por um ou mais professores, por falarem sobre aquilo que o aluno não conhece e por adornarem suas falas com uma linguagem rebuscada, o aluno o percebe como alguém automaticamente superior, e acidentalmente defenestra o próprio senso critico. Afinal, se eles demonstram tamanho saber, se foram validados por diversas bancas de várias instituições, quem é o aluno para duvidar ou criticar em vez de apoiar e reproduzir o que é dito para também integrar o círculo afetivo dos professores e tornar-se igualmente uma pessoa "culta"?

Mas cultura não é conhecer o currículo literário ensinado na academia, nem é analisar e julgar o mundo por meio dos textos publicados por outros professores e teóricos, de dentro das fortalezas que são as universidades. É, antes de tudo, conhecer as realidades pelo contato com o mundo real, que compreende tudo o que está à margem da universidade, inclusive as realidades que a senhorita trata como inferiores. Se professores têm alguma cultura, é porque antes de tudo não se afastaram nem rejeitaram o mundo.
16/12/2025 12h46
Kkkkkkkkkkkkk
anônimo
anônimo
16/12/2025 12h03
Eu to fazendo e é um pouco de verdade
16/12/2025 11h46
Nunca tive.
elas respondem
anônima
anônima
16/12/2025 12h11
Opinião carregada de arrogância!
16/12/2025 12h06
Eu faço e oq vc falou ai não tem nada a ver!!! Completamente sem noção!! Opinião carregada de preconceito velado
16/12/2025 12h29
Meu irmão nem faculdade tem, só ensino médio, inteligente pra caramba, concursado e ainda empresário. Vive viajando até em cruzeiro.
Gente esnobe dou nem bom dia!
16/12/2025 11h45
Nunca tive.
anônima
anônima
16/12/2025 12h44
Não cursem nada sem trabalhar junto. Vai ser cansativo mas sem experiência vocês não vão arranjar emprego depois. Não caiam no "vou me dedicar totalmemte a faculdade e depois trabalhar na área"
anterior
Tem que agradecer mesmo por comer muito todo dia e não engordar sendo que quando sobe o peso é só de músculo?
próxima
Você também acha feio mulher que come demais?