1
28  15/12/2025 00h40

Não sei oq acontece comigo, mas me sinto tão sufocada quando estou " fazendo sala" para visitas ou até mesmo pessoas do meu convívio.
Eu fujo pro meu quarto ou finjo estar ocupada com alguma coisa só pra não ter que conversar. E quando não faço isso, fica aquele silêncio desconfortável ( pelo menos pra mim) e eu não sei como me impor ou melhorar
Antes culpava o fato de não ter um emprego, e me sentia envergonhada por isso, mas já trabalho a mais de 2 anos e continuo com esse bloqueio de interagir com o pessoal

Como posso melhorar?
Alguma dica de papos pra iniciar, sla?

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
5 3
eles respondem
15/12/2025 00h12
No meu caso eu cumprimento as visitas e começo a perguntar sobre elas, como se fosse uma entrevista mesmo sabe? E como as visitas gostam de falar, eu deixo falarem e faço gestos de quem está prestando atenção e ouvindo, vira e mexe solto uma frase do tipo "É mesmo? Fale mais" e deixo fluir, com o tempo ficou automático.

Se eu tiver sem paciência ou sem vontade de falar, cumprimento, converso por 10 minutos e digo que tenho que resolver alguns problemas do trabalho ou da faculdade e peço licença.
15/12/2025 00h27
Evito. Mas não fujo delas. Simplesmente eu digo que não quero recebê-las.
Na minha casa, não vou fingir que estou feliz em receber alguém que não convidei. Não estou afim de receber, não recebo.
Minha casa é um templo sagrado. Só entram com o meu convite.
15/12/2025 00h35
Saio correndo
elas respondem
14/12/2025 23h59
Só fazendo um esforço mesmo
Pra quem não tem predisposição pra socializar (e eu te entendo super), é necessário exercitar a prática de socializar com pessoas fora do seu costume
Nix
15/12/2025 00h08
O que você falou sobre "não ter emprego e se sentir envergonhada" faz sentido. E talvez esse comportamento também tenha outras raízes mais inconscientes. Acontece que nossa mente aprende a reproduzir certos comportamentos. Pequenos pensamentos negativos podem nos limitar de uma forma GIGANTESCA, se você ficar remoendo e não racionalizar de outra forma. Mas pelo visto você se questiona, isso ajuda no processo.
Da pra contornar isso, mas não vai ser algo fácil de fazer. O que pode te ajudar muito é enfrentar sua vergonha através da exposição. Sempre que vier algum pensamento negativo, questione. Pois são eles que vão fazer você ficar numa bolha, se limitando e criando certos padrões de comportamento.

Também tem a questão da introversão. Você tem dificuldade somente com assuntos que não te interessam e tem facilidade em desenvolver uma conversa com pessoas com assuntos interessantes para você? Também seria interessante fazer um exercício de focar mais no que o outro tem a dizer, doar um pouco do seu tempo para outras pessoas. Às vezes ficamos tão focados no nosso mundo interior que esquecemos que existem pessoas diferentes de nós e que se sentem bem por serem escutadas. Talvez o que impeça de doar um tempinho para o outro, seja só um pouco de ansiedade. Então fazer tudo diferente do que está habituada, é o que vai te ajudar com suas limitações.
ma-
15/12/2025 00h40
Se eu não gosto da pessoa, sim. E tá tudo bem, é sobre isso
anterior
Você quando fala com uma pessoa, costuma olhar para os olhos dela?
próxima
Qual saída maternidade é mais bonita?