O que você falou sobre "não ter emprego e se sentir envergonhada" faz sentido. E talvez esse comportamento também tenha outras raízes mais inconscientes. Acontece que nossa mente aprende a reproduzir certos comportamentos. Pequenos pensamentos negativos podem nos limitar de uma forma GIGANTESCA, se você ficar remoendo e não racionalizar de outra forma. Mas pelo visto você se questiona, isso ajuda no processo.
Da pra contornar isso, mas não vai ser algo fácil de fazer. O que pode te ajudar muito é enfrentar sua vergonha através da exposição. Sempre que vier algum pensamento negativo, questione. Pois são eles que vão fazer você ficar numa bolha, se limitando e criando certos padrões de comportamento.
Também tem a questão da introversão. Você tem dificuldade somente com assuntos que não te interessam e tem facilidade em desenvolver uma conversa com pessoas com assuntos interessantes para você? Também seria interessante fazer um exercício de focar mais no que o outro tem a dizer, doar um pouco do seu tempo para outras pessoas. Às vezes ficamos tão focados no nosso mundo interior que esquecemos que existem pessoas diferentes de nós e que se sentem bem por serem escutadas. Talvez o que impeça de doar um tempinho para o outro, seja só um pouco de ansiedade. Então fazer tudo diferente do que está habituada, é o que vai te ajudar com suas limitações.