Entendo seu questionamento.
Há lugares que parecem apenas clubes sociais.
Mas há algumas questões a se considerar.
Há lugares que dizem se chamar igreja, mas não são. Igreja é o grupo de pessoas que crê em Jesus Cristo e busca viver à maneira que o mesmo ensinou, ou seja, amando a Deus e ao próximo.
Entretanto, você pode conhecer alguma igreja que dê comida aos pobres, visite azilos, orfanatos, hospitais, que ore pelas pessoas, ajude viúvas da igreja e órfãos também. Já parou para pensar que ao invés de se aproximar dos que praticam essas obras de amor e fé, você se aproximou daqueles que ainda não entenderam esse propósito mas
acreditam que a igreja é um prédio que frequentam, aonde se juntam pra falar mal dos outros
como se os mesmos fossem bons
e o resto não prestasse?
Busque encontrar os que se dedicam à praticar a verdade. Porque a própria Escritura Sagrada deixa claro que existe esse grupinho que você criticou. E a própria Bíblia deixa claro que estes falam de Deus mas não são de Deus. Ou seja, a própria Bíblia adverte os que dizem ser de Cristo mas não vivem, nem praticam o que ele ensinou.
Entretanto, toda instituição, é composta por pessoas.
Pessoas erram, falham, têm defeitos. Portanto, você vai encontrar erros em qualquer família ou grupo social.
Mas quando você estiver com a igreja de fato, e aprender sobre Jesus Cristo, você mesmo poderá advertir, aqueles que estiverem cometendo algo contrário ao que Cristo ensinou e dizer o que disse João Batista, arrependam-se.
Mas lembre-se, você precisará se arrepender também, para advertir os outros.
Eu preciso me arrepender dos meus erros, dos pecados que cometi, que cometo.
Qualquer ação de caridade de uma Igreja vale mais a uma comunidade do que qualquer papinho de imbecis como vocês. E até mesmo com esse ambiente infernal que citou, ainda assim as igrejas continuarão realizando ações que nem você e nenhum cu aqui tem interesse de realizar. Então aquieta o rabo, pois nenhum de vocês são tão contra a Zombaria e outros defeitos assim, pois vocês carregam eles em suas personalidades.
E afirmo, se um crente, um católico é exposto e esculachado em público por carregar esses defeitos ele sente vergonha, vocês sentem orgulho.
E é essa a diferença.