eles respondem
Sim.
Primeiro prepare o ambiente:
Um local só para estudo, pode ser no seu quarto, bem iluminado, não muita luz, luz suficiente.
Uma mesa e uma cadeira e confortável.
local para o livros
local para as canetas e marcas textos,
Garrafa de água
Não deixe celular por perto na hora da aula, só se for com assuntos daquela aula.
Seja antissocial, na hora da aula, a vise a sua família que está estudando nesse horário.
A cada 50 minutos estudados, descanse pelo menos dez minutos
Siga o plano de aulas.
Na mesa só deixe materiais do estudo, não guarde os mentarias em outro local para não perder o foco procurando-os na hora da aula.
Faça um plano de aulas: EX:
SEGUNDA - Português, 8 a 8:50 , matemática 09:10 a 10
TERÇA - legislação, 8 a 8:50 , direito constitucional 09:10 a 10
QUARTA - Português, 8 a 8:50 , matemática 09:10 a 10
QUINTA - Português, 8 a 8:50 , matemática 09:10 a 10
SEXTA - Português, 8 a 8:50 , matemática 09:10 a 10
SABADO - Português, 8 a 8:50 , matemática 09:10 a 10
DOMINGO - eu no domingo, via vídeos sobre os assuntos estudados na semana.
ISSO VAI LHE INCENTIVAR A ESTUAR CERTO.
resolver questões é um caminho, tem o site qconcursos que vc encontra um ambiente completo de estudos com as famosas questões, provas, vídeo aulas, guias de estudo e muito mais.
https://www.qconcursos.com/
Tendo vontade e disciplina, assistindo aulas, escrevendo, fazendo questões, se atualizando e revisando, quase todos os dias, e sim, é chato porque não são coisas prazerosas, mas se for o seu caso também, um cursinho pago com programação das aulas já é uma boa, pois cria-se uma rotina.
No geral esse tipo de coisa (concurso) atrai todo tipo de pessoa, inclusive as mais inteligentes, que engrenam melhor, porque a rotina no seu desenvolvimento desde pequena já era de bons resultados, embora muitas delas também desleixam, porém aproveitam da sua capacidade e facilidade para sair dessa vida medíocre que vivemos (tem muitas pessoas inteligentes pobres por aí, acredite).
Resumindo, não tem mágica, tem que fazer de tudo um pouco, e infelizmente esquecemos boa parte nesse processo, e por isso é uma caminhada longa e difícil de manter porque o sarrafo é sempre alto nos concursos, e as vezes ainda temos que dar de frente com pessoas superdotadas que estudam pouco para aquela vaga em específico e ainda passam, mas enfim, sempre foi uma concorrência alta, com exceção de algumas profissões e concursos municipais pequenos, mas no geral você precisa se aproximar dos melhores para pegar uma vaga.
Exemplo, sou advogado credenciado, mas não atuo, e recentemente fiz um concurso na minha área de trabalho que já atuo como CLT para começar a me treinar; estudei a fio 1 mês e meio e tirei nota 7,5 na posição 54º (muito distante para uma só vaga + reserva)... enquanto a pessoa que pegou a vaga tirou 9,8. Perceba quão apertado foi e quantas notas acima da média tiveram para eu ficar nessa posição, sendo que eu pretendia estar entre os 20 como sinal de motivação, fora que naturalmente já tenho bastante conhecimento em matéria de ordem trabalhista que não caiu nas questões do concurso, mas nem na faculdade eu tirava uma nota alta assim.
Ciclo de estudos deixa menos cansativo pq vc vai alternando as matérias.
Estudar por questões também é essencial, tanto para aprender a resolver questões como para fixar o conteúdo.
Além disso, tem um aplicativo de flashcards chamado Anki que é ótimo pra revisar o conteúdo na hora que voce quiser e fixar aquilo que vc tem mais dificuldade. Eu mesmo as vezes fico revisando na academia entre uma série e outra ou quando to ocioso no trabalho.
Adicionando na discussão, não estude "quando se sentir disposta". Você precisa se forçar a fazer isso. Não é um prazer, vai ser realmente um dever. Se estudássemos somente quando dá vontade, raramente estudaríamos. Faça umas listas pequenas "to do" com objetivos simples, como "sentar na cadeira", "abrir o livro". Aí fazendo isso o nosso cérebro já solta uma dopamina e a gente consegue começar. Continuar é de boa, mas começar que separa que consegue de quem não consegue.