Depende o que você considera justo? Justiça é uma percepção, não é algo absoluto, pelo menos não na limitação humana, só um Deus superior para definir melhor o que é justiça, nós mesmos somos incapazes.
Sobre sua pergunta, pressuponho que você esteja inconformado com os impostos cobrados pelo estado, correto? Mas qualquer nação é assim. É justo? Depende. Eu acho que se é para dar bem estar para todos, não é um grande problema desde que o imposto seja algo que caiba no orçamento e não uma punição para os cidadãos.
O problema é quando o estado em sua sanha arrecadatória passa a usar impostos como instrumento de punição e não de investimento. Um estado sério arrecada impostos para reverter a população em forma de serviços públicos de qualidade como segurança, educação, saneamento, saúde, e infraestrutura. São coisas básicas que todo país deve entregar com o máximo de qualidade possível.
O foda é quando o governo usa o imposto para punir, para punir as empresas, para impunir quem empreende, para punir quem consome, e usa esse imposto para bancar o luxo da elite do funcionalismo público. Para bancar privilégios dos ricos e políticos, para usar em corrupção, para ficar distribuindo migalhas em troco de voto (compra de voto), enfim...
Qualquer estado cobra impostos para que a população consiga viver bem, seja trabalhando, estudando, empreendo, e curtindo, desde que faça isso de modo certo, progressivo, sem penalizar as pessoas, principalmente os que já são mais penalizados.
Não. A natureza não é justa. A justiça é um conceito humano, então depende da capacidade da sociedade de superar a natureza, que é um inimigo praticamente imbatível. O que não significa que não compense tentar, já que a justiça melhora a vida de praticamente todo mundo.
Eu achei que o assunto era justiça social, acesso a saude, educação, moradia e acesso igualitário a oportunidades de ascenção social para viver com um minimo de dignidade. Mas me parece só mais uma discussão rasa sobre pagar impostos.