O período fértil ocorre depois da menstruação, e não antes. Essa fase do ciclo menstrual é marcada pela ovulação, ou seja, o momento em que o ovário libera um óvulo pronto para ser fecundado. Essa liberação geralmente acontece por volta do 14º dia do ciclo, considerando um ciclo regular de 28 dias. Como o primeiro dia do ciclo é o início da menstruação, o período fértil tende a ocorrer entre o 11º e o 17º dia, com variações individuais.
Resumo do ciclo menstrual:
Dia 1: início da menstruação.
Dias 11 a 17: período fértil (com pico de ovulação por volta do dia 14).
Após o dia 17: fase pós-ovulatória, com menor chance de gravidez.
Depende da duração do teu ciclo. A fase lútea (período depois da ovulação) tem uma duração de 14 dias. Se você não engravidar, depois de 14 dias você menstrua.
Então é só calcular:
Ciclo de 28 dias- 28- 14=-14. Então a sua ovulação será no 14* dia.
Ciclo de 30 dias- 30-14=-14. Ovulação no 16* dia.
E assim por diante.
O óvulo só vive por no máximo 48 horas, mas o espermatozóide pode sobreviver até 7 dias, mas geralmente é um pouco menos.
Então se você fizer sexo sem proteção uns 4, 5 dias antes do dia da ovulação, ainda pode engravidar.
Quando eu quis engravidar, eu acompanhei pela temperatura basal meu ciclo para saber o dia da ovulação.
Depois. Mas isso tudo depende da duração do seu ciclo.
Se você baixar algum aplicativo para monitorar o seu ciclo, eles estimam o período fértil, é até bom ter esses aplicativos para identificar possíveis irregularidades no seu ciclo. Você pode identificar seu período fértil com os sintomas que seu corpo dá. Algumas mulheres podem sentir pequenas pontadas na altura dos ovários, entre outros sintomas.
Se sua menstruação for regular em um ciclo de 28 dias o período fértil vai ser depois que a menstruação acabar 3 dias depois já começa o período fértil