Depende.
Muitos dizem que passado não importa, mas duvido que se envolveriam com um ex presidiário que já estuprou e matou alguém no passado.
O passado é importante SIM. Só que há ressalvas, você tem que maneirar esse julgamento tendo em vista que é passado, independente do que a pessoa fez. Porém, você também não pode abrir mão dos teus princípios e escolhas porque quer se "encaixar" com alguém.
Um homem galinha que vira e mexe tá saindo com garotas, acha mesmo que você pode pensar num compromisso com alguém assim? Claro que não, o mesmo serve para os homens. Se você fizer isso imaginando que passado não importa, está abrindo mão de quem você é pra alegar uma vontade momentânea de estar com alguém, a não ser que você não faça tanta questão de compromisso, fora isso.
O passado serve como um histórico do que a gente fez. É sim considerável analisar o histórico das pessoas, mas você tem que tomar cuidado pra não julgar precipitadamente por coisas bobas. Você precisa colocar na balança sim, mas levando em conta que é passado, o grau de importância deve ser diferente do que a pessoa é agora.
MAS, vou te falar algo, dificilmente uma pessoa que tinha um vício antigamente venceu, seja a pessoa galinha que saia com várias, seja a pessoa que foi drogada, que matou, que estuprou... mudanças são difíceis e a grande maioria não consegue mudar, fora que muitos se afastam por um tempo, mas no fim, acabam retornando aos velhos hábitos de sempre.
Somos quem somos e a grande maioria continua igual, mesmo que talvez por um momento tenha mudado, questão de tempo até voltar aos velhos hábitos.
Não existe pessoas que mudam? Claro que sim, mas é tão... tãoooo raro, que você não devia levar isso em consideração quando escolher alguém pra passar o resto da vida contigo.