eles respondem
O Brasil romantiza demais setores públicos, isso é péssimo para o desenvolvimento da nação.
Em muitos lugares do mundo, serviços públicos são direcionados a pessoas com pouca qualificação que não conseguiram se dar bem na iniciativa privada.
Ou então, em setores públicos que realmente agregam conhecimento a sociedade, como entrar pra NASA ou ser pesquisador em algum centro público de pesquisa e desenvolvimento.
Mas aqui, o cara quer estudar pra trabalhar no balcão da receita pra ganhar 7~20 mil por mês cobrando os outros, ou algum serviço burocrático que só serve para sugar dinheiro do estado sem nada realmente lucrativo a sociedade.
O incentivo devia estar na iniciativa privada, seja empreendendo ou trabalhando no setor, ou então, se for no setor público, áreas de importância para o conhecimento.
O Brasil é cheio de pesquisadores fodas que acabam indo para os Estados Unidos, Europa ou CHINA porque nesses países eles valorizam mais tais profissionais. Aqui, o país valoriza servidor público pra te atender um balcão, gente da receita recebendo rios de dinheiro só pra cobrar impostos, fora aqueles que trabalham no INSS ganhando 6~7 mil para te atender lá na previdência.
Não existe nenhum país que mais incentiva a vagabundagem e a improdutividade do que o Brasil.
É porque quem passa em concurso Top Tier, pode passar em qualquer um, escolher o melhor, etc. Ou ir para o setor privado.
Quando saiu a lista de aprovados no meu atual concurso, já recebi no LinkeGADIN propostas para trabalhar em empresa privada. O Bradesco me ofereceu proposta para ser Gerente de Relacionamento, na agência da cidade onde eu morava (São Bernardo do Campo). Para mim, seria uma boa porque iria continuar morando onde cresci. Mas o estresse o salário não valia a pena.
Não é porque não gostou do serviço público, ter estabilidade é um sonho de todo mundo. O serviço público é um emprego como qualquer outro, só é estável, mas não paga tão bem, vender curso para concurseiros dar mais dinheiro e mais liberdade. Eu prefiro a estabilidade, Fiz vários concursos, estou no quarto emprego concursado. Hoje, com nível superior e mestrado ganho melhor.
Porque o brasileiro quer passar em concurso público para ganhar dinheiro e não trabalhar.