Essa discussão sobre capitalismo/socialismo/comunismo é coisa ultrapassada, já foi debatido, já foi aplicado e fim de história, não sei porque ainda tem gente que debate essas baboseiras.
O mundo de hoje é muito mais complexo do que essas baboseiras limitantes do passado. Eu acredito que o mundo caminha para um capitalismo (já estabelecido na maior parte dos países) com algumas características socialistas. Não há espaço para regimes socialistas autoritários com mentalidade ultrapassada anti mercado, e também não há espaço para um capitalismo selvagem.
Todo mundo com o mínimo de neurônio já entendeu a importância do comércio e da liberdade de empreender para que um país cresça.
O que deve ser combatido são os incentivos perversos como concentração de monopólios, baixa competitividade, renda concentrada em uma pequena parcela privilegiada de pessoas, concentração bancária, rentismo, especulação do mercado financeiro, abuso de poder (seja do setor público ou privado), privilégios e etc.. etc...
Essa galera extremada é cansativa, seja comunistinha que defende regimes ultrapassados que não se adaptam aos novos tempos da informática, do conhecimento científico, inteligência artificial, liberdade individual e etc... Como aqueles ultraliberais sem sentido que defende coisas como fim do estado como resolvedor de problemas, e fim de estatais e programas sociais tão importantes para pessoas de baixa renda como educação e saúde pública.
Governos extremados tem tudo para fracassarem, e esses exemplos ai são bem óbvios.
Até a China que, apesar de ser um país "socialista/comunista" e ter um forte aparato estatal, entendeu a importância do comércio, da mente criativa, do empreendedorismo, e do investimento privado como âncora e apoio do crescimento econômico.
Países como Coreia do Norte, Venezuela, Cuba e até um pouco a Rússia ainda gozam com a ideia de um estado comunistão aos moldes clássicos, não a toa que fracassam e sua população querem mais é correr de lá.