Das vezes em que não fui contratado, me alegaram que não atendo ao perfil buscado pela empresa, sim uma resposta vaga que não ajuda em nada.
Por isso, obviamente tu tem que ter um ótimo currículo, mas procure equilibrar o que você sabe na teoria com o que pode fazer na prática, se tu se sentir confiante a executar a função pleiteada você já tem metade do sucesso, o resto é ter uma boa conversa.
Então, até hoje só tive um emprego que eu consegui via currículo e entrevista(os outros empregos que eu tive foram obtidos via indicação) e no caso eu estudei bastante sobre as melhores formas de elaborar um currículo.
Papel é só para iniciar a conversa. O importante mesmo é você demonstra que o que está escrito no papel é verdade.
Agora, se você entrega um currículo com erros básicos de português, que não demonstra um objetivo claro, e que sua experiências e formação não são relevantes para a vaga, merece ser ignorado.
Um currículo bem feito ajuda mto mas ñ garante ser chamado. As vzs falta de retorno pode ser por concorrência alta, ñ se encaixa na vaga, mudanças na empresa ou até preferência por indicações. O currículo bom aumenta as chances, mas ñ resolve tudo.
Hoje em dia o RH contrata pessoas que tem experiência, faz jovem aprendiz (14 até os 21), ou que tem algum curso específico na vaga que você deseja. Se você tem maior de 21 anos, nunca trabalhou ou estudou as chances de ser chamado para trabalhar são mínimas ou difíceis. Agora se você cursa alguma faculdade e está terminando, pode fazer estágio na área que formou.