elas respondem
Não. Confortante é viver livre, sem regras e sem culpa. Se tornar ateu é a coisa mais gentil que alguém pode fazer por si mesmo.
Isso é muito pessoal e acredito que vai bem além. O Deus que as pessoas pregam, muitas vezes os evangélicos, não é bem o que se acredita.
As pessoas usam de Deus pra citar e dizer coisas que amaciam seu próprio ego. Eu acredito em Deus e vivo minha vida de acordo com o que acho certo, até porque, não fazer algo por "pecado" não é uma virtude, não deixa de ser um pecado.
não, seria muito pior deixar de fazer coisas q eu quero por causa de regra inventada e medo do inferno. eu vivo uma vida leve e sem culpas.
Eu não acho que acreditar em um Deus que vai me colocar pra sofrer eternamente pq eu não fiz algo que ele ditou em um livro que foi escrito há mais de 2.000 anos atrás seja reconfortante
eles respondem
Rapaz, essa é uma das melhores perguntas que já vi por aqui.
Às vezes a ignorância é uma bênção.
Às vezes sim, mas nem sempre.
Não.
A liberdade da vida por si só já gera angústia, pois diante de infinitas possibilidades de escolhas somos responsáveis pelas escolhas que fazemos, e nos tornamos angustiados por não sabermos qual a decisão certa.
Não sou ateu. Mas depende da religião. Algumas, por exemplo o budismo, te colocam em uma posição desconfortável.
Já simpatizei com a idéia do acaso, já cogitei não haver criador algum. Era terminantemente ateu por não aceitar o modelo de medo e culpa cristã.
Acreditar ou não em algo não te fará mais feliz, triste, pleno ou confortável apenas por esse fato isolado, convenhamos que se a crença cega trouxesse esses benefícios, o mundo seria um lugar muito diferente do que é.
O real benefício em se acreditar que há sim uma inteligência cósmica superior, criadora da realidade física que hoje você experimenta, é lhe trazer uma imagem, um norte, uma referência.
Essa imagem, se combinada ao seu propósito de auto aperfeiçoamento, te dá um espelho do que fazer, seguir e atrair. A imagem do criador cria o espelhamento necessário para o progresso. O ser humano aprende por imitação.
Se o criador me fez tão perfeito, se eu me comportar como o criador, também serei e farei perfeição onde estiver. O que está acima é como o que está embaixo.
Sem uma energia divina superior, quem é a figura que lhe inspira? Seu pai; Seu governante; Seu vizinho; Seu colega de trabalho? Embora formidáveis em um numero limitado de áreas da vida, todos serão humanos e igualmente medíocres.
Vê como o humano precisa de um espelho?
Vê que sem crer em algo maior que a humanidade, o humano está fadado a comparações pífias entre si, e tenderá a ser falho como qualquer outro humano, se a gente se atém ao que consegue sentir, nos fixamos em coisas que não podem evolir por si só. Entramos em um loop de baixas expectativas e performance, pois seremos sempre tão medíocres quanto o alvo de nosso foco.
Talvez algum dia o ser humano possa criar um sol e pendura-lo em algum lugar do universo;
Talvez consiga um dia replicar o corpo humano;
Ou até mesmo um dia consiga criar água.
Mas há quem já tenha feito isso, há algum tempo atrás.
Se eu tenho como me ispirar na primeira energia a ter conseguido esses feitos, por quê vou me inspirar em outro ser humano tão, ou ainda mais limitado que eu mesmo?
talvez mas do que vale se sentir conformado e ficar passivo vendo as injustiças do mundo acreditando que no pos vida ou em outra vida pagarão as injustiças ? esse pensamento favorece a quem?
Não sou ateu, mas acho que a resposta é definitivamente não. No entanto, mesmo que não acreditem em Deus, são muito suscetíveis a acreditar e abraçar outras ideias e conceitos para ter conforto.
Ótimo pergunta!
Vamos lá:
Não! Viver sem as amarras reliosas é o ato mais simbólico que o ser humano pode fazer. O "deus" que as pessoas pregam é algo como um escudo para praticarem o seus atos, seja eles maléficos ou benéficos com o próximo.
Repare, em uma cadeia:
90% se autodeclaram cristãos.
Diversas guerras ao redor do mundo, usam a religião como argumento principal para os conflitos.
Ateísmo a maior burrice do século
Se nem em Deus acreditam, avalie em religião