0
anônima
anônima
84  15/09/2025 09h29

Meus pais sempre foram assim desde a minha infância: controladores, rígidos e sem espaço para diálogo. Principalmente meu pai, que sempre foi muito autoritário, com a palavra final em absolutamente tudo. Eu cresci sentindo que não tinha voz, que não podia decidir nada por mim mesma.

Agora sou maior de idade (19anos) e moro em um apartamento em outra cidade sozinha , onde faço cursinho para investir no meu futuro. Esse passo representou para mim uma chance de respirar, de conquistar um pouco mais de liberdade e me dedicar de verdade aos meus sonhos. Só que, mesmo assim, a história se repete: meus pais querem me obrigar a voltar a morar com eles em uma cidade pequena, onde sei que vou me sentir sufocada e sem espaço para crescer.

O mais difícil é que não existe conversa. Eu tento me explicar, tento argumentar, mas não adianta: meu pai não escuta, não considera nada do que eu digo, simplesmente impõe sua vontade. Isso me faz sentir como se eu ainda fosse uma criança, sem direito de escolha.

Eu reconheço que dependo financeiramente deles, principalmente do meu pai. Mas não estou de braços cruzados. Pelo contrário: tenho me esforçado muito para mudar essa realidade. Já entreguei meu currículo em mais de 17 lugares, porque quero trabalhar, conquistar meu próprio dinheiro e diminuir essa dependência. Só que, enquanto isso não acontece, parece que sou obrigada a aceitar o controle e abrir mão da minha liberdade.

Fico dividida: de um lado, sinto gratidão pela ajuda financeira; do outro, sinto que pago essa ajuda com minha paz mental e com a perda da minha autonomia. E isso dói, porque sei que estou tentando fazer a minha parte, mas ainda assim não sou respeitada.

Gostaria de ouvir de vocês: como manter a força e a identidade em uma situação como essa? Como lidar com pais que não abrem espaço para diálogo? E como suportar essa fase até conquistar de vez a minha independência sem me perder de mim mesma?

Agradeço muito a quem puder me dar uma palavra de apoio

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
1 2
eles respondem
anônimo
anônimo
15/09/2025 09h17
Você já conseguiu um trabalho?
Caso não tenha conseguido não vai adiantar de nada sei que você se sente sufocada,mas também tem que entendo o lado do seus pais, se eles estão de bancando tem que se lembrar isso custa dinheiro pode ser que eles querem que tu simplesmente volte e sim eles tem esse direito ainda de pedir Isso a você ou pode ser que eles não tenham o dinheiro pra proporcionar essa sua liberdade por muito tempo
elas respondem
15/09/2025 08h39
Olha amiga, é complicado.. Meu pai era do tipo liberal( pra ele tanto fazia), a mais controladora e a minha mãe. Agradeço a ela por isso, pq foi ela quem me educou e impôs limites. Mas tem coisas que vc precisa viver por si mesma, descobrir por si mesma.. Mtas vezes eu batia de frente, principalmente qdo adolescente, pq com ela não tinha mto diálogo tb .. Vc tem que ter paciência, resiliência e mtos vezes precisa abaixar a cabeça .. Mas não desista..Como conquistei minha independência? Me formei e arranjei emprego. Vc está no caminho certo, ao procurar emprego, mas nunca deixe seus estudos de lado, pq qdo vc constrói uma carreira sólida, vc constrói um bom futuro.. Boa sorte!
anônima
anônima
15/09/2025 09h29
Não tem que lidar e sim obedecer, se vc mora e come na casa dos seus pais então deve obediência a eles, casa é deles portanto regras são deles.
anterior
Gente isso é meio triste e frustrante néh, ja aconteceu com vcs?
próxima
Você que transa com putas, sempre pega uma garota diferente e leva ela pro motel mesmo sendo mais caro?