Eu era bem jovem e curtia bastante, quando começou tinha que adaptar uma antena para a tv pq só passava em UHF e não era comum ainda as tvs por assinatura "à cabo".
Acho que o mais marcante para mim foi o unplugged dos Titãs, não lembro se foi o primeiro da série mas com certeza foi o que explodiu e abriu caminho para os seguintes. Por acaso ainda tenho o cd unplugged deles e o da Cassia Eller também, além de ter ido a ambos os shows, já virou rotina as bandas lançarem o formato na MTV e depois sairem em turnê.
Sim, forjou o gosto e estilo de gerações. Aliás, um dos grandes motivos da molecada ter ficado chata e sem graça foi o fim dela. Ficaram perdidos e sem referências, por isso acabaram virando fãs de Youtubers. Triste demais.
Imagine um mundo sem redes sociais, YouTube, streamings pra ouvir música. Tv só tinha canais de jornal, fofoca, filmes, canal de pesca. De repente surge um canal que só fala de música que os jovens curtem, rock, metal, rap etc. Apresentado por gente maneira e descolada ao invés de velhos caretas em terno e gravata ou tias fofoqueiras. 24h por dia. Não existia internet, então muita gente conheceu muita banda pro causa desse canal, era isso ou rádio pra ouvir uns rock. Era quase um selo de qualidade estar em algum programa, ter um especial etc. Aqui no Brasil tinha muita comédia também, Hermes e Renato, Rockgol, as entrevistas do João gordo. A merda começou quando começaram os reality shows e programas bestas tipo beija sapo com a Cicarelli e colocando subcelebridades como VJ ao invés de galera que manjava mesmo de música.
Unplugged? Mais marcante foi do Alice in chains porque parecia um funeral, maluco já tava com o pé na cova. Nirvana, pearl Jam, Stone tempos pilots, Neil Young. Po, um monte, tenho vários cds/dvs desses especiais.