Muita baboseira e coisa requentada falando o óbvio. Se quiser leitura que realmente te inspire, vá aos clássicos. Arte da guerra, o príncipe de Maquiavel, bíblia, Meditações de Marco Aurélio, Analectos de Confúcio, livro do caminho e da virtude de Lado Tzu, Bhagavad gita, por aí.
Se for pra algo mais moderno e fugindo dos óbvios, existe um livro muito bom chamado O Poderoso Chefão corporativo. Escrito por Louis Ferrante, um ex membro da Máfia americana. Depois de preso, se converter e abandonar a Organização ele tentou entrar no mundo dos negócios(legais) e percebeu muitas semelhanças com o crime organizado. É um livro curtinho e bem enxuto. Dividido em 3 partes com várias lições cada. Cada parte é para uma posição na hierarquia. Parte 1 é para os soldados, equivalente a estagiários, empregados novos, o nível mais baixo de funcionário. A parte 2 fala com os capos, que seriam os gerentes, supervisores. A parte 3 são dicas para o Don(o presidente ou CEO), sub-chefe(vice-presidente), consigliere(conselheiro, consultor jurídico, contábil etc).
A leitura é fácil, bem humorada, os exemplos são bem explicados e cada lição é em forma de alguma história dos tempos dele de máfia: nada de fofoca, aprenda a conciliar disputas, respeite a hierarquia, linguagem corporal, a hora de demitir, saber recontratar, transformar concorrentes em aliados, motivar o pessoal, zelar pelo seu nome etc.
Bem legal.