É lei do mercado. Porque a maioria é pra exportação, a gente fica com o resto do resto. Por isso é importante o país ter estoque regulador. EUA, índia, china, Rússia, todo pais continental tem. Para caso tenha desastres, safra ruim, ainda tenham grãos e reserva de comida para abastecer os mercados e não causar disparada no preço. Não acredite em baboseiras de que o mercado se equilibra, o governo não deve se meter. Balela, tira o governo e é isso que acontece.
Agradeça ao Temer e Bolsonaro que acabaram com nossos estoques e esvaziaram o CONAB, entre 2016 e 21, pra agradar bancada do agro.
2016:
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/04/27/agronegocio-pede-a-temer-integracao-do-mda-a-agricultura-e-fim-da-conab.htm
2020:
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/09/19/estoques-publicos-conab-alimentos-reducao.htm
Corta pra 2025:
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/conab-recebe-r-350-milhoes-para-estoques-reguladores/
Mas mesmo assim não adianta o lula rever essa política, se o povo elege pro congresso gente da bancada os afro que só pensa no interesse próprio e não no do povo. Afinal, se o preço sobe, o besta médio corre pra culpar o executivo e ficar de briguinha ideologica, ao invés de entender como funciona o jogo e botar pressão em quem realmente tem a ver com isso, vulgo bancada do agro no congresso ligada aos grandes produtores.
Maior plano safra da história, isenção de vários produtos da cesta básica, adiantou alguma coisa? O foco deve ser o pequeno e médio produtor, esse sim que alimenta o país. O grande basicamente recebe incentivo, ferra nossos recursos( terra, água), pra mandar pra fora. Maioria da soja que vai pra china é pra alimentar porco e gado pra consumo próprio deles, não pra revenda.