eles respondem
1- machismo não existe
2- o que existe é sexismo e qualquer pessoa pode cometer (lugar de mulher é na cozinha/quem deve pagar a conta é o homem)
3- cavalheiro é homem tradicional, e não combina com o tipo de mulheres que temos hoje (via de regra)
4- é óbvio que se o homem for tradicional, o mínimo que se espera é uma dama (mulher submissa etc.)
Cavalheirismo é o machismo que convém. Dizer que as mulheres é mais fraca e que não tem as mesmas capacidade que nós, é considerado machista. Em contrapartida, defende-las de um ataque por achar que elas não suportarão, é cavalheirismo. Tudo depende do quanto ela ganha com o machismo. Se o "machismo" não as machuca direta ou indiretamente, é nomeado cavalheirismo.
Veja, a gentileza masculina pode ser mal interpretada dependendo de quem as expressa e de quão benéfico é para a mulher. Dar o assento do ônibus para uma mulher sentar, é pressupor que ela não tem a capacidade de ficar em pé por muito tempo, ao contrário de nós. Mas porque ninguém acusa o bom homem de machista nessas horas? Porque o machismo nesse caso é benéfico para ela, aí vira um gesto cavalheiro.
Acho que não!
Acho que pode ser cavalheiro e não ser machista e pode ser machista e não ser cavalheiro.
Não necessariamente. Acho que pode ser visto como machismo se vier acompanhado do pensamento de que as mulheres são incapazes de realizar certas coisas, como abrir a porta de um carro. Mas, quando os homens o fazem, é mais pelo costume mesmo, pela tradição, então não acho que seja.
Depende... Ele é cavalheiro com todo mundo ou só quando está interessado em tirar proveito de uma mulher? Essa é a diferença entre um machista/escravoceta e um cavalheiro.