Matéria enviesada. Velha desculpa de "se gasta muito". Mas ao mesmo tempo falta investimento do governo. Agora que brasil cresceu acima do esperado, a questão é outra. Bem, cresceu, mas não tanto quanto deveria.
Da própria CNN:
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/o-que-aconteceu-na-economia-do-brasil-em-2024/
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/producao-industrial-no-brasil-cresce-acima-do-esperado-em-setembro/
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/brasil-tem-5a-maior-alta-do-pib-no-mundo-no-1o-tri-de-2025-veja-o-ranking/
A matéria compara o crescimento do Brasil com china. O que será que China fez, hein? Talvez revolução e reforma política, agrária, não vive de especulação, rentismo e refém de potências estrangeiras e sistema bancário? É fácil querer o crescimento da China, mas sem querer comprar a briga que eles compraram.
Pergunta se na China tem teto de gastos e de aumento do reajuste do salário mínimo. Se tem banco central atendendo interesse de mercado, banco e não do governo. Se tem ala pró-EUA que odeia a china e quer sabotar o país.
O Brasil não cresce pouco, cresce devagar. Somos entre as dez economia do mundo, e mesmo que fossemos o país com maior crescimento, isso não adianta sem transformar crescimento em desenvolvimento. Reinvestir em educação, infraestrutura, saúde, ciência e tecnologia. Ao invés disso, temos excesso de concentração de riqueza, o que causa uma das maiores desigualdades do mundo. Pra quem tá do lado bacana, o Brasil vai muito bem, obrigado.
Essa discussão de Arminio fraga, Marcos Lisboa, Mendes e essa turma é rasa porque foca em tecnicidade e ignora a política, nunca vai à raiz do problema. Que é o sistema político ser refém do econômico. Pergunta se eles propõe um movimento revolucionário pra mudar isso?
Como diria o finado Ciro Gomes, o modelo econômico é majoritariamente o mesmo há 30 anos. Tripe de câmbio flutuante, meta de inflação e superatvit primário.