O exemplo da direita é hipocrisia, o da esquerda não.
Hipocrisia é falar uma coisa e fazer outra. No exemplo aí, não tem muita relação.
O governo tá propondo isenção de imposto de renda justamente pra quem ganha menos. Quem tá ameaçando barrar é oposição de direita e centrão. Fora varios programas pra classe mais baixa. Pé de meia, gratuidades no farmácia popular, programa pra aliviar preço do gás, energia, ampliação do minha casa minha vida. De fato, em 2024 teve recorde de financiamento de imóvel graças a esse programa. A própria proposta pra acabar com o 6x1 partiu de um deputado do PT em 2017 e agora de novo com a galera do PSOL. Segundo relatório da ONU, saímos de novo do mapa da fome, o que mostra efetividade nos programas sociais e foco na classe mais baixa.
E vamos lembrar que foi o congresso que barrou cobrança de imposto sobre grandes fortunas, era uma das propostas do novo arcabouço. Então não fecho com essa de que esquerda não governa pro pobre, a maioria das medidas do governo foram pra essa classe. As derrotas foram justamente no congresso, centro e direita defendendo rico, galera do agro, faria lima, herdeiro, banqueiro etc.
Combate à criminalidade tem mais a ver com governo estadual e as secretárias de segurança pública. Mas estamos no caminho certo. Tivemos recorde em apreensão de drogas e dinheiro do tráfico. Segundo o Atlas da violência, redução de homicídios, menor número desde 2011. Outro dado:
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil/em-quatro-meses-mortes-violentas-caem-11-no-brasil/
Se eu fosse apontar hipocrisia desse governo seria na questão de privatizações. Nem o Guedes entregou tanto. Também teve muito teatro na questão do BC, agora que o Campos Netto saiu pararam de reclamar da taxa de juros.
Mas estou falando do governo. Que fora dele, o discurso da esquerda é o mesmo, as causas que lutamos continuam as mesmas. Quem largou o lema de deus, pátria e família foi a galera da direita. Estão em crise de identidade. Normal.