0
56  20/08/2025 22h16

Tenho uma amiga/colega de trabalho que tem quase 60 anos. Adoro ela. A acho inteligentíssima, tem muito conhecimento, principalmente sobre leis. Mas há algo que vem me incomodando há algum tempo. Ela é uma pessoa que a gente precisa "pisar em ovos" pra poder conversar, não pode ser contrariada, porque senão ela entende a nossa opinião contrária como um ataque pessoal, uma ofensa, ou algo do tipo, e fica super na defensiva. O mínimo que falamos com ela, já é motivo para ela transformar algo pequeno em uma coisa maior. Ela se sente atacada onde não há ataque. Ela não aceita que falamos de qualquer jeito com ela, mesmo algo menor, mas em compensação, quando tem que nos ofender, não mede as palavras. Ela vai afastando as pessoas assim. Hoje, eu sou a pessoa mais próxima dela no trabalho. Mas ela tem me chateado com certas atitudes. Uma outra colega até já me disse "você a ouve com muita empatia e paciência, sobre assuntos bem chatos até. Se você que é bem paciente já está a beira de perder a paciência, é porque a coisa está seria mesmo".
Eu detesto ter que pisar em ovos pra conseguir dialogar com alguém. Como lidar com essa situação? Sinto que a qualquer momento vou "estourar", e quando isso acontecer, nossa amizade chegará ao fim. Aliás, sei que tem sido uma amizade tóxica. Dou minha atenção, paciência e empatia, mas no fim das contas posso passar pela vilã da história, porque alguém enxergar a toxicidade em si não é pra qualquer um, seria mais fácil transferir a culpa :/

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
7 2
eles respondem
20/08/2025 20h36
Continua sendo ainda mais sincera, e deixe claro a sua insatisfação. O que tem a perder, uma amizade? Você ganha algo com essa amizade para ter que pisar em ovos? Se não, então chuta o balde e diz o que te incomoda. Se ela não aceitar é problema dela. Às vezes temos que ter menos empatia pelas pessoas, pois ninguém respeita quem sempre oferece o rosto.
20/08/2025 20h36
Da forma como você a descreveu ela não é inteligente, quem é inteligente não é assim

Nessa idade ninguém muda, melhor ir cortando contato
20/08/2025 20h33
Já passei muitonpor isso. Porque eu tinha baixa auto estima e queria agradar a todos. Hoje me afasto de gente assim. Vamo lá, o primeiro ponto é esse. O problema não é ela, o problema é você. Soa meio contraditório, mas é o seguinte, no mundo real, se alguem tem comportamento tóxico, as pessoas se afastam, mas, você, é uma pessoa sempre agradável, e provavelmente evita magoar os outros por pena, MAS....isso te torna um imã de gente insuportável, já que independente de como as pessoas te tratem, tu permanece no relacionamento, como um cachorrinho que sempre volta pro dono independente do que façam com ele. Sei que é duro o que falo, mas, sofri muitos anos por conta desse comportamento, onde amizades e ficantes, eram como essa sua " amiga". O ideal é afastala aos poucos, ela vai perceber, vai cobrar que você volte como era e ate fazer chantagem emocional, vai ser sofrido, mas, a paz, sera um presente de valor
anônimo
anônimo
20/08/2025 20h45
nao tenho paciencia para isso, pega e larga dessa amizade.
Eu ja cortei relação com qualquer tipo de pessoa que tu imaginar, até amigo que era milionário so pelo fato dele se achar e ficar se gabando de mais.
20/08/2025 21h03
Seja sincera, se ela não entende, problema dela. Se isso gera atrito e você não quer perder tempo e energia com isso, afaste-se. Se ela perguntar o motivo, seja direta e enfática.

Se não é bom para ambos, não faz sentido.
20/08/2025 20h24
Ahh eu não tenho mais saco pra isso, fale umas boas verdade pra ela, doa a quem doer. Mas sei que você será educada, porque você é uma lady. Mas eu me afastaria porque isso iria sugar minhas energias.
20/08/2025 22h16
Não trate como amiga, só como uma colega mesmo. Evite se abrir, limite o tempo e a atenção que dá a ela. Deixa o tempo passar que se desapegam
elas respondem
20/08/2025 21h03
Corte contato aos poucos.
anônima
anônima
20/08/2025 21h04
Texto muito grande
anterior
Vocês são mais hábeis conversando via texto ou pessoalmente?
próxima
Será que eu mesma, sem perceber, atraio homens indisponíveis?