0
28  17/08/2025 19h33

Meu pai fala que eu tenho que cuidar da minha mãe, e eu faço o meu máximo para ajudar. Quando ela está doente, eu cuido dela e faço o possível para que ela melhore. No entanto, assim que ela começa a se sentir melhor, ela volta a comer coisas que não são saudáveis. Eu tento alertá-la sobre isso, dizendo "não coma besteiras, mãe", mas ela responde de forma grosseira, dizendo "não me enche o saco", e continua a comer. Isso me deixa sobrecarregada e sem conseguir me colocar em prioridade. Colocar os pais em primeiro lugar só me deixa infeliz, pois sinto que não consigo alcançar meus objetivos.

Quis colocar limites hoje, mas meu pai disse algo que me magoou muito. Ele falou que se minha mãe morrer, eu vou ficar sozinha, e que ele tem dinheiro para entrar em um asilo, mas eu não. Eu disse que Deus me ama também, mas ele respondeu que não é o Deus dele que me ama. Me sinto muito deprimida com as palavras duras dele, e é especialmente difícil porque ele é uma pessoa que deveria ser uma referência espiritual para mim, já que ele é da igreja

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
3 3
eles respondem
17/08/2025 18h57
Cuidar de alguém que nem ela mesma se cuida, deve ser muito cansativo, e desculpe o que vou falar, mas seu pai só é da igreja, mas não pertence a igreja de Cristo. O melhor a ae fazer é trabalhar, estudar, correr atras de seus objetivos. E quanto a ficar sozinha, melhor só do que mal acompanhada.
17/08/2025 19h09
Minha mãe me dá muito trabalho, mas continuo cuidando dela. Só parei porque ela decidiu ir para longe. E tenho certeza de que se fosse o contrário, ele o faria sem exitar. No seu lugar, eu cuidaria. E sim, é muito difícil.

Muita gente fantasia muito pai e mãe. São pessoas cheias de problemas e defeitos como qualquer um.Seu pai não tem que ser um guia espiritual para você. Ele precisa te prover um lar, educação e sustento básico até você caminhar sozinha. De resto, ele é um humano como eu e você, com defeitos, problemas, inseguranças, medo...

Pelo visto, você é adulta e ainda mora com seus pais. Se você já tivesse a sua casa, sua família, entendo que seria diferente. Sua responsabilidade seria com você primeiro. Mas isso não a isenta de ajudar a sua mãe. Talvez devesse focar em ter a sua casa, sua vida.
anônimo
anônimo
17/08/2025 19h33
Tá certa . Infelizmente seu pai é humano ele não consegue ver seus próprios erros mas talvez em futuro ele entenda , estabeleça limites ou será consumida pela sua família .
elas respondem
17/08/2025 19h09
Seu pai é tóxico e está sendo manipulador, usando da religião pra te manter "presa" a um papel de mãe da sua mãe, tentando te provocar culpa pra não pensar em sair de perto deles. É muito conveniente ter a filha pra cuidar da mãe, já que ele como marido não está querendo mover 1 dedo.
Corra atrás de suas coisas, seus sonhos. Sua mãe sabe o que está fazendo, é sã. Se vier a falecer por piorar de saúde, foi escolha dela, e você não tem que se sentir culpada por isso, está fazendo o que pode. Mas não se anule jamais. Você é uma filha maravilhosa.
17/08/2025 19h04
Não está errada.
17/08/2025 19h05
A sua parte vc está fazendo: cuidar da mãe, alertá-la sobre riscos... o resto é resto. Você deve priorizar a si mesma, buscar emprego caso não esteja trabalhando, estudar pra um concurso ou pra começar uma faculdade. Ninguém vai correr atrás das suas coisas por vc, nem mesmo seus pais.
anterior
Gente que pega coisa emprestada sem pedir mas nao gosta de emprestar, irrita voces?
próxima
Qual sua opinião sobre a chupeta anti-estresse?