O nazismo teve variadas características em outros países, mas a essência em comum desta ideologia nefasta era o racismo e o expansionismo. Como surgiu no período pós-Primeira Guerra Mundial, ele capturou as emoções, os sentimentos de medo e pertencimento.
Aqui no Brasil, essa ideologia teve maior representatividade no "Deus Pátria e Família" do integralismo. Que era uma mistura de fascismo e nazismo da época.
Este vídeo evidencia um pouco da história do nazismo no Brasil.
Eles já estavam com uma mente abalada por ter perdido uma guerra e sofrido as consequencias junto das dificuldades pos a guerra. Então apos chegar um cara bem esperto manipulador vir com um papo de restaurar o poder da alemanha, fez com que abraçassem.
Propaganda política forte e medidas rígidas de enfretamento a problemas complexos com medidas fáceis.
O nazismo não é diferente de muitos governos populistas. Para seduzir a população, eles propõe reduzir a pobreza e a dificuldade financeira do país com medidas fáceis. Medidas fáceis para problemas difíceis.
É o mesmo quando um governo diz que quer combater a pobreza com bolsa família.
Bolsa família não é uma forma de ascensão social, e sim uma medida paliativa de redução de danos. A criação do bolsa família é mais um exemplo do fracasso econômico do governo do que algo positivo. Pois se há pessoas que precisam de benefício, significa que o governo falhou em entregar uma boa qualidade de vida a população.
Hitler chegou ao poder prometendo medidas fáceis para problemas complexos da Alemanha na época. Como o povo tava fragilizado e sem muitas opções, decidiu apostar nele, por isso sua ascensão.
Claro que depois de tudo isso, alguns se viram tentados as propostas racistas e hegemônicas dele, mas isso é outro assunto.
O que motiva revoluções e novos governos são problemas políticos, instabilidades. A Alemanha já vinha fraca pela segunda guerra. Levou toda a culpa pelo estrago causado, isso deixou o povo na miséria e humilhados. O sentimento de injustiça se encontrou com a liderança brusca do Hitler. Às consequências se vêm depois. Assim como aconteceu com a família imperial russa, onde por negligências do czar, a Rússia mergulhou em revoltas. Dando surgimento aos bolcheviques, que com terror e muita violência, fez revolução. Um país doente pode acabar se iludindo com ditadores travestidos de salvador. Foi o que aconteceu com a Alemanha e a Rússia com os bolcheviques, e ademais países.