Jamais. Os Estados Unidos têm o encargo de levar a democracia aos quatro cantos do globo. Não é pretexto para invadir nações e derrubar governos. É dever cívico de todo cidadão de bem apoiar a guerra contra ditadores e terroristas.
Óbvio, que poder um presidente tem pra autorizar seu exército a atuar em outra nação, sem solicitar autorização, notificação? Vamos inverter: China, Rússia, Coreia do norte, Irã, autorizam seus exércitos secretamente a atuar nos EUA, com o pretexto de combater a máfia americana em solo americano. E aí, pode?
Acredita nisso quem for muito trouxa. Se estiver preocupado com o volume de droga entrando, faça leis mais severas dentro do país pra quem comprar, vender, for pego com droga. Se quiser atuar em parceria com os países, tem que solicitar e assinar acordo mútuo de cooperação, fora isso é pura simples invasão de território. E sim, isso é ataque à soberania nacional.
Sabe o que aconteceu na última vez que EUA se intrometeram nos governos da América latina, né? A pretexto de combater o comunismo, derrubaram governos eleitos democraticamente, financiaram e apoiaram ditaduras. Décadas jogadas fora, aqui no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai. Estude a Operação Condor. Banho de sangue, perseguiçao, gente desaparecida, torturada e morta. Presidentes eleitos democraticamente como João Goulart e Salvador Allende foram sabotados e perseguidos pela oposiçao com forte apoio dos EUA.
Associam a Claudia no México ao cartel, o lula aqui ao PCC. Tudo desculpa pra desestabilizar governo e arrumar motivo pra impeachment, prisão ou assassinato.
Apenas se ele agir dentro do país dele. Agora, invadir outro país, aí já é outra história. Mas se bem que México deveria fazer sua parte e parar de exportar criminosos para o mundo. Bem como o Brasil.
isso é óbvio, não precisa nem ser um historiador, basta ter lido livrinhos de história no ensino médio.
Não é à toa que os Estados Unidos é o maior financista do Estado Genocida de Israel.
Sobre a soberania, é bom saber que nem todo norte-americano é conivente com o imperialismo trumpista.
Curioso que é bem ao contrário dos tupiniquins estadunidense que temos no Brasil.
....