Isso é financiado com dinheiro público que é recolhido através de severos impostos que pagamos ao comprar alimentos, roupas, eletros e etc... Então, no fim, estamos pagando indiretamente.
O certo era fazer igual nos EUA, tirar a obrigatoriedade da autoescola, tem nego lá que tira habilitação por menos de 100 dólares, aqui custa mais de 2k, a diferença é brutal.
Mas é muito sem nexo esse tipo de coisa, pura politicagem. Do que adianta ter CNH acessível assim se, um carro para passear ou trabalhar custa horrores? Um mero carrinho "popular" hoje não sai por menos de 60k, a não ser que a pessoa compre um usado e antigo.
Mesmo assim, eu acho que quem tem condições de ter um carro no Brasil, não tem lógica ter CNH "gratuita".
Essa é mais uma forma do governo tirar dinheiro do povo, inventando essas baboseiras sem sentido, enquanto aqueles que já pagaram pela CNH saem como otários.
Em alguns estados tem a CNH Social que é de graça, mas por sorteio pra quem se inscreve e tem baixa renda, além de ser inscrito no Cadastro Único
De outro jeito, só pagando e caro, mas se o governo federal acabar com a obrigação das aulas presencias falam que pode reduzir em 80%, acho que vale a pena esperar se não se encaixa no primeiro caso ou não for sorteada
A CNH gratuita ou social é um benefício cedido para pessoas em vulnerabilidade que faz parte do CadÚnico. Esse benefício será subsidiado pelo Estado, pelos Detrans que por sua vez tem concessões e subsídios estadual e federal. Em resumo, não seria bem gratuita, pois até a pessoa em vulnerabilidade contribui com impostos, indiretamente.
Mas para quem não tem o benefício de maneira gratuita, há a possibilidade de ter a redução aí de uns 80%
Se for aprovado, irá beneficiar as outras pessoas que têm condições de arcar com as despesas.