Desigualdades sempre existiu e sempre existirá de alguma forma, seja na questão financeira, aparência, e etc... E pode acontecer em qualquer sistema, desde o sistema feudal até hoje.
Não adianta os pseudo se masturbarem com a ideia de que implantando um sistema comunista o país/mundo vai acabar com as desigualdades, pois sempre vai existir, pois as pessoas são diferentes.
Uns preferem fazer filhos e gastar dinheiro, outros preferem estudar e poupar dinheiro...
Como pessoas tão diferentes e com objetivos diferentes podem ter destinos tão similares? A não ser que você roube dinheiro do médico, do juiz... para dar para o cara que só queria procriar e trabalhar em empregos que não exigem esforço.
Além disso, os governantes sempre terão vida de luxo, independente da situação de seu povo. Você pode ir para os EUA ou para a Namibia, que seus governantes terão vida de luxo, mesmo sendo países bem diferentes.
A desigualdade sempre vai existir e é natural, o que não é natural é a fome, é a miséria, essas coisas de fato não são naturais e humanas. Devemos sim, combater a pobreza, a fome, a miséria, a criminalidade, e etc... Mas os plebeus, os burgueses, o clero, os aristocratas... enfim, esses sempre vão existir, você pode mudar de nome o quanto quiserem, a seleção natural fará questão de separar um por um.
A desigualdade no Brasil é brutal porque muita coisa é concentrada na mão dos ricos e poderosos, que mantém acordos, o governo mantém conchavo com grandes donos de terras e empresas bilionárias que formam a elite do nosso país.
Essa elite que trabalha pouco e ganha muito, enquanto o povão trabalha muito e ganha pouco. O nosso sistema é mal feito, é muito focado nos interesses de uma pequena minoria que manda no país sem produzir.
Nosso sistema socioeconômico devia ser voltado para a produtividade, investimento e conhecimento. Investir mais nas escolas, nas universidades, nos centros de pesquisa, enfim... só diminui a desigualdade com ensino, emprego e renda.
Desigualdade sempre existirá, o grande problema é o abismo social que existe em alguns países como o Brasil, poucos muito ricos e muitos muito pobres, com esses políticos que as pessoas elegem não tem perspectiva de alteração desse quadro, pode apenas amenizar ou piorar mais.