As tarifas do Trump é para o povo americano e não para nós. Quem perde no Brasil é o setor exportador. De certo modo, isso pode impactar empregos a médio prazo.
Algumas das grandes empresas mais prejudicadas no Brasil são Embraer e Taurus.
Não é fácil vender aviões e armas de fogos, e os americanos são os que mais compram da gente.
Em relação a alimentos e bebidas, isso deve ajudar a reduzir o preço no Brasil, pelo menos a curto prazo. A médio -longo prazo só Deus sabe.
Trump está fazendo isso mais como uma medida política do que econômica. O governo Lula terá que ter jogo de cintura, já que o Trump é um negociador duro na queda.
Porém, Trump deixou claro que não quer negociar agora, mesmo que seja do interesse do Itamaraty.
Sobre o Maduro, bem, quem é ele mesmo na fila do pão? Enfim.
É o americano que paga pro produto brasileiro entrar. A taxa não é pra brasileiro pagar em produto americano. A menos que o governo retalie, mas aí é outra história.
Quando o governo taxou as compras chinesas, quem pagou foi você ou o governo/povo chinês a mais pelo produto?
No curto prazo a carne cai aqui e sobe lá, como já está acontecendo. O desequilíbrio ocorre com o o excedente de produção. Quem ma de estoque, desaceleração de produção, demissão, diminuição de lucro de empresa aqui etc.
Maduro desde as eleições não reconhecidas está tentando apaziguar as relações com os EUA. Não que já não fosse um caloteiro antes (nossa relação comercial tá mais pra caridade) mas taxar venezuelano não muda em absolutamente nada pra gente.