Ambos tem qualidades e defeitos, prefiro nenhum, mas um país que me parece bacana é o Canadá, grande, mas pacífico.
Não acho que o Brasil deva focar apenas em um, pois ambos os países tem fortes ambições sobre as demais nações. Tanto os EUA quanto a China desejam se tornar ou se manter como potência exportando para todo o resto do mundo. Vendendo barato e dominando o mercado brasileiro.
O ideal é que o Brasil tenha acordos bilaterais com o mundo inteiro. Esse é o IDEAL.
Fazendo negócios com o mundo todo, importando e exportando, fazendo a economia crescer, e protegendo empresas estratégicas para o desenvolvimento do nosso país.
Esse lance de puxar saco de americano e chinês não vira. Outro mercado que vale a pena fazer acordos é o indiano também, que futuramente deve se tornar uma grande potência.
O Brasil tem que começar a pensar por conta, parar de ficar tentando copiar os americanos e chineses e criar um sistema próprio de desenvolvimento. Sim, até podemos copiar alguns elementos básicos e fundamentais desses países como a liberdade econômica inteira do americano, mas o espírito protetor e de investidor do estado chinês. Mas nunca devemos copiar totalmente tais países, ou focar apenas em um para fazer negócios.