Leia Os Condenados da Terra, do Fanon. Trata da análise e efeitos da colonização no colonizado, no nacionalismo, na cultura popular e na relação do povo com sua terra. Veja, mesmo depois da independência, nossas elites eram de famílias europeias, que cresceram com os olhos voltados ao velho continente. Universidades, empregos, moda, costumes. O chique, o ideal, o norte é o primeiro mundo. Ah, na Franća fazem assim, na Itália assado. Os índios? Subcultura, sub-raça.
Nelson Rodrigues foi senão o criador, o maior analista do fenômeno do vira-lata:
Por "complexo de vira-lata" entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um Narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima.
Mas não ache que isso é obra do acaso. É projeto de imperialismo e colonização, mesmo que cultural e mental. Um povo que não tem apego por sua terra e por si mesmo, jamais irá defendê-lo.
Veja o caso da direita brasileira. Passou de " Brasil acima de tudo" para " EUA, nos destrua, eu quero ser colônia de americano". Em menos de 2 anos. É um falso patriotismo, é uma galera avessa a tudo que é nosso. Carnaval, futebol, danças, costumes, novela, música. Uma galera que idolatra americano é mais propensa a votar em um lambedor de americano.
Também há a questão comercial. Cinema, música, atrair dinheiro e fama do terceiro mundo pra lá é uma forma de manter o status e a dominância. Por isso num rock in Rio da vida, nos vemos os artistas nacionais como de segundo escalão e os gringos como os "artistas de verdade". Isso se chama capitalismo dependente.
O mesmo vale para a indústria. Mais fácil eternamente consumir eletrônicos, celulares, satélites, redes sociais estrangeiras que ter o nosso. Brasileiro é um dos povos que mais passa tempo online. É uma mina de ouro e influência.
depois que vc mora em outro país e só ouve inglês e vai numa loja qualquer e ouve alguem falando (berrando) português brasileiro, gritando com as crianças procurando por elas nos corredores, cheio de filho etc, é de causar fobia.....kkkkkk eu peguei foi raiva do Brasil, a gente imerge na cultura diferente e só acorda quando ouve alguem falando português brasileiro
essa é a visão de quem saiu do Brasil, agora quem ta dentro e acha ruim, ta no lugar errado! eu amo o Brasil! não vejo mais como casa, mas sinto saudades, não sei o porquê