-3
28  23/07/2025 21h26

A origem desta frase veio num artigo do Jusbrasil, publicado em 3 de março de 2016, por Wagner Rubinelli, advogado e então vereador petista de Mauá/SP. Na época, apenas utilizou como título de seu artigo, trazendo como inspiração o livro 1984, de George Orwell, para embasar a censura do judiciário. Em momento algum, fez atribuição da frase a Rui Barbosa:
https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-pior-ditadura-e-a-do-poder-judiciario-contra-ela-nao-ha-a-quem-recorrer/310676478

Citado por Marco Aurélio Mello em 7 de março, posteriormente esta frase foi atribuída, erroneamente, a Rui Barbosa, em 22 de março de 2016, quando o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) utilizou a frase para criticar a condução coercitiva de Lula, na época, autorizada por Sergio Moro:
"(...) O Ministro Marco Aurélio disse uma frase muito importante 15 dias atrás: a pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Na verdade, essa frase é de Rui Barbosa, que disse o seguinte: a pior ditadura é a do Poder Judiciário, porque contra ela você não pode recorrer (...)"

Nota taquigráfica (22 de março de 2016): https://www25.senado.leg.br/web/atividade/notas-taquigraficas/-/notas/s/3732

Em 1 de dezembro de 2016, a frase viralizou nas redes sociais quando Lindbergh Farias, outra vez, atribuiu erroneamente esta frase a Rui Barbosa na sessão do Senado, quando discutiram a PLS 280/2016, sobre abuso de autoridade, e o jurista Rui só foi mencionado como referência ao combate dos abusos do judiciario, ao contrário da fala do deputado petista.
"Eu encerro falando de Rui Barbosa, que muitos falaram. Rui Barbosa dizia: "A pior ditadura é a ditadura do Judiciário. Porque, contra ela, você não tem a quem recorrer"

Nota taquigráfica (1 de dezembro de 2016): https://www25.senado.leg.br/web/atividade/notas-taquigraficas/-/notas/s/4005

Vídeo viralizado pelo próprio Facebook do Lindbergh (1 de dezembro de 2016): https://www.facebook.com/watch/?v=1376490912362200

entre na sua conta para poder responder.
eles perguntam
1 3
elas respondem
23/07/2025 18h04
Essa frase é perfeita, independentemente de quem seja o autor
eles respondem
23/07/2025 21h20
Qualquer ditadura é ruim porque um poder não eleito democraticamente toma as decisões mais importantes do país.

No caso do STF, eles ainda tem o respaldo constitucional. A própria constituição deu poderes exacerbados a eles para proteger a própria constituição. É meio que uma "ditadura constitucional", onde os legisladores atuais não podem fazer atualizações no texto com base em ideias antigas presentes da constituição da qual o STF foi designado a proteger. Louco, né? Pois é, é o que acontece no Brasil.

O erro da constituição brasileira foi ter dado tremendo poder ao STF, deixando a cargo dele a "proteção" quase que sacramental dos textos presentes da própria constituição.

Por um lado isso é bom, você realmente "protege" o que está lá, mas por outro você reduz o poder do legislativo (eleito pelo povo) para fazer atualizações no texto. Fora que você abre uma brecha para que o STF tenha poder de interferir em qualquer decisão do congresso nacional. Ou seja, o congresso vota uma lei proibindo o aborto porque o povo assim quis, e o STF pode alegar que essa lei fere direitos "básicos" que eles mesmos criaram. Se eles entenderem que o aborto é um direito básico, não há lei que vá mudar isso, mesmo que o congresso eleito democraticamente queira isso.

PORÉÉÉÉMMMM....

Há muito jogo de interesse dentro do STF e congresso mutualmente, em tese, os senadores poderiam, por exemplo, tirar de cena alguns ministros, só que....

Os políticos que não estão sendo prejudicados não estão nem ai com as interferências do STF, e os que estão sendo prejudicados, tem rabo preso com o STF ou não tem gente suficiente para se mobilizar contra, por essa razão, preferem deixar o STF fazer o que bem entender, enquanto fingem governar para o povo.

Não há uma ditadura do judiciário, o que existe é um enorme conchavo entre congresso e STF do qual, o congresso finge governar, enquanto quem governa de fato é o STF. Triste :/
23/07/2025 21h22
Aqui é porta de quartel pra tanto chororô?
23/07/2025 21h26
Nota zero para essa frase pq o judiciário não é uma pessoa só e nem tem o poder das armas.
anterior
Aos seus olhos, como é o final de semana perfeito?
próxima
É ruim fazer oral na mulher quando os pelinhos estão nascendo?