Deve ser a mesma coisa que os nazistas sentiram ao ver Hitler no poder.
"Mais um ditador sanguinário psicopata para chamar de meu"
Essa turma radical não está nem aí para as pessoas, desde que o ditador favorito deles esteja no poder, reinando e impondo sua vontade e visão de mundo sobre as massas. Mesmo que para isso role muitas cabeças.
Fundamental pro sucesso do partido comunista na China. Teoricamente acrescentou muitas bases ao marxismo-leninismo e colocou uma visão de fora da Europa pra teoria marxista que o tempo provou ser de grande valor. Veja a ruína e os rachas do partido comunista soviético, erros atrás de erros, enquanto o PCC continua firme e forte. O tempo é senhor da razão.
Brabo na teoria e ainda mais na prática, foi fundamental pra retomada da soberania da China. Soube analisar o contexto, conquistar as massas, quando a água bateu na bunda, se uniu ao Kuomitang pra chutar bunda de japoneses na segunda guerra sino-japonesa. Depois de se livrarem do inimigo externo, voltaram a se enfrentar e o PCC saiu vitorioso.
Cometeu vários erros. Revolução cultural, apagar a história riquíssima da China? Não se apaga história, se aprende com ela. Mas o saldo foi muito positivo, china em suas 3 décadas de liderança dobrou expectativa de vida, triplicou o número de crianças na escola. Mas pra mim seu grande papel foi trilhar o caminho para a vitória do PCC, não sua atuação como chefe de estado.
Qualquer comunista que se preze e pense em se organizar deveria ler o livro vermelho. Caminho das pedras sobre cooperação, liderança, estratégia e importância da imagem do partido.
Pra não dizer que só comunista admirava, aqui o ídolo da direita, Eneas, o exaltando como grande líder, mesmo discordando ideologicamente: