Pra Trump está arrumando briga com todos querendo cercear a liberdade de outros países eu acredito que o fim do império dos EUA está próximo. E essa briga que ele está arrumando com o Brasil e com o cachaceiro só está fazendo o cachaceiro ser visto como corajoso perante outros chefes de Estado. O que vcs acham? Eu penso que se a moeda Brics for criada é fato que mais países irão entrar no Bloco pra acabar com império Americano.
Espero que Lula e todos os seus fantoches paguem por tudo o que estão fazendo com o Brasil. O país está virando um circo, já não é mais levado a sério.
Em decadência não, mas já não é mais a super potência que fora nos anos 80.
É claro que todo o conhecimento, influência, e recursos produzidos e acumulados pelos EUA podem demorar séculos para se "dissipar", digamos assim, mas ainda assim, é um país riquíssimo em vários aspectos.
Você tem que levar em consideração que os EUA não é apenas a maior potência econômica do mundo, como também a bélica. Fora a brutal influência cultural daquele país. Quase tudo que consumimos no dia a dia vem daquele país. Seja do celular apple ou google (android) que você usa. Passando pelas redes sociais como face, insta e whats app. Até mesmo este site aqui que, embora brasileiro, aparentemente é hospedado pela Amazon (empresa americana).
Os EUA é um monstro econômico, cultural e bélico, e não é fácil acabar com um país assim. Os EUA é basicamente o império romano do séc 20/21.
Mas dois países que visam um futuro promissor é a China e a Índia, são dois países que também caminham para ser dois monstros no contexto geopolítico. O Brasil até teria chance de estar junto dos grandões, mas infelizmente é um país sem prioridades, um país sem grandes ambições e planos. É um país que desde os anos 80 desistiu de crescer pra cuidar de assuntos sociais internos. Dificilmente estaremos no mesmo nível desses países ai num curto-médio prazo, talvez num longo prazo haja esperança, mas teremos que trocar toda essa geração de lideranças fracassadas e população gadal de político trambiqueiro.
...mais países irão entrar no Bloco pra acabar com império Americano
Não é bem assim, só os inimigos de guerra fria (Rússia e talvez China) e os inimigos religiosos fanáticos é que teriam esse tipo de pensamento tão baixo.
Quando a ser um império em decadência, sim, a hegemonia estadunidense já vem sendo ameaçada pelo poderio econômico da China há muitos anos, isso está apenas se concretizando, e o Trump dando chilique de tarifaço está colocando a credibilidade deles no ralo, o dólar tá perdendo valor porque ninguém mais quer ter reservas na moeda de um ditador maluco, os BCs de meio mundo tão despejando a moeda no mercado, às vezes a preço de banana, e a dívida pública lá tá numa situação pior que a nossa, e pra piorar, as tarifas reduzem o poder de compra da população norte americana.
Estados Unidos já era, daqui pra frente é só pra trás.
Po, é óbvio. Sem aumento real do salário há décadas. O ápice foi com os baby-boomers após o fim da segunda guerra e Bretton Woods. Jovem trabalhador podia ter casa, carro, mandar filho pra faculdade. Crescimento econômico acelerado, baixa taxa de juros, dólar passando o ouro como âncora fiscal. Depois da crise do petróleo e com a guerra fria, geração X cresceu menos. Os Millenials então, sem chance.
Tava vendo um artigo sobre isso. O professor falando como o Homer Simpson era uma sátira ao trabalhador médio americano. Mas hoje em dia não seria possível existir. Um cara sem ensino superior, esposa dona de casa, 3 filhos, ter casa de dois andares, quintal, jardim, quitada e com dois carros? O país diminuiu tanto que o que era uma zoeira da classe média virou um sonho, não é mais a realidade do trabalhador.
Crise imobiliária, crise na saúde, epidemia de mendigos, jovens desistindo de faculdade por não querer se endividar por 20 anos. Dívida pública passando o PIB. Entende o desespero do Trump?