Bom, minha opinião é baseada na Bíblia, então vamo lá!
Você perguntou:
"Na sua opinião, casar cedo é sinal de maturidade, ilusão ou apenas pressão da sociedade?"
O apóstolo Paulo parece ter permanecido solteiro durante todo seu ministério, que não foi nada curto. Por estar solteiro, ele pôde fazer coisas grandiosas: escreveu várias cartas inspiradas por Deus, conheceu muitas pessoas, enfrentou dificuldades e dedicou-se totalmente à fé.
Quando foi preso por causa da sua fé, Paulo só precisava se preocupar com seus irmãos espirituais, não tinha esposa nem filhos, mesmo já idoso. Em 1 Coríntios 7:8-9, ele escreveu:
"Agora, digo aos que não são casados e às viúvas que é melhor para eles que permaneçam assim como eu. Mas, se não tiverem autodomínio, que se casem, pois é melhor se casar do que ficar ardendo de paixão."
Ou seja, quem é solteiro tem mais liberdade pra se dedicar a Deus. Mas se não tiver autodomínio, ou seja, se estiver inflamado de desejo, que se case. Melhor isso do que acabar pecando.
Pra jovens que estão apressados por causa da paixão, o casamento pode ser uma saída pra evitar a fornicação (sexo fora do casamento). Isso não é pressão social, mas uma alternativa pra quem deseja se manter puro.
Porém, se for feito na pressa, pode trazer consequências sérias. Muitos casais cristãos se casam só pra poder transar, mas depois enfrentam um casamento difícil, e o divórcio entristece profundamente a Deus, quando feito sem base bíblica é um pecado sério, que traz consequências espirituais fortes para os dois.
O melhor é desde a fase juvenil a até depois da flor da juventude, o jovem e a jovem estarem se esforçando para ter autodomínio. Um casal com forte autodomínio não precisam ter pressa... eles tem o foco em agradar a Deus, e não somente saciar sua carne.
Uma vida de casado, não é coisa pra gente imatura
Tem muitos desafios seríssimos!