0
252  15/07/2025 22h14

O governo do Brasil estuda uma maneira de retaliar o governo Trump nos EUA quebrando patentes como a de medicamentos, por exemplo... Isso seria uma forma de punir os EUA sem causar inflação, uma vez que o aumento de taxas prejudicaria o consumidor no Brasil.

No entanto, isso pode causar distorções no mercado e afastar investimento estrangeiro em setores afetados.

Qual a sua opinião sobre essa medida? Valida? A mais acertada? Ou isso tacaria mais lenha na fogueira?

entre na sua conta para poder responder.
eles perguntam
5 10
elas respondem
anônima
anônima
15/07/2025 10h29
Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Sabemos que o Lula tem nenhum desses kkkkkkk
anônima
anônima
15/07/2025 10h44
Lula com aquela arrogância de burro e pobre, fodeu o Brasil. Nada vai inverter a esta situação. Esperem a merda imensa que vai vir.
anônima
anônima
15/07/2025 14h36
Brasil é um lixo. Não tem força para bater de frente com os EUA.
15/07/2025 20h07
Acho que no final de tudo, o Brasil é o que mais vai se sair prejudicado. Unidos. A população brasileira é a que vai sofrer com essas medidas. O certo seria o Lula tentar dialogar de forma diplomática ou fazer negociações com o Trump, assim, para os dois países fazerem as passes reverter a situação, o que não vai acontecer tão cedo, infelizmente.
eles respondem
anônimo
anônimo
15/07/2025 10h37
Entenda, para comunista quanto mais fodida a população ficar, melhor! O EUA simplesmente poderia fazer o Brasil colapsar, tirando acesso a tecnologias, sistemas financeiros, GPS, big techs, investimentos e insumos industriais. Isso travaria a economia, isolaria o país e deixaria a população em caos, o cenário perfeito pra justificar controle estatal total.
15/07/2025 10h23
isso é uma medida burra, eua podem ser afetados de alguma forma, mas o brasil vai se fuder muito mais com essas medidas.
a melhor coisa que esse vagabundo pode fazer é ficar em silencio.
parece um pinscher querendo brigar com um pitbull.
15/07/2025 10h30
Ideia de retardado. Quem confiaria em um país assim?
15/07/2025 10h41
Isso é daqueles golpes que vc só dá uma vez, depois disso nunca mais os EUA exportariam qualquer remédio pra cá
15/07/2025 20h14
Burrice fazer isso, seria uma atitude tão boçal quanto a do laranjinha.
E na boa, Trump não tem mais credibilidade nenhuma nesse joguinho infantil de tarifas dele, o mundo inteiro já tá cagando pra isso, ele sempre arrega, baita cuzão.
15/07/2025 20h32
Acho ótimo, pena que isso não é resultado de planejamento mas sim trocar pneu com carro andando.
Já passou da hora de termos nossa própria indústria de farmacêuticos, reduzir ao máximo importar remédio, equipamento, insumos.

Na teoria, governo pode desenvolver medicamentos próprios a partir de fórmulas de empresas estrangeiras. Ao usar um insumo importado, até pra fazer genérico, a gente paga um taxa ao país e a empresa que possui a fórmula. Com essa alteração, tá liberado o ctrl c . É válido em caso de urgência sanitária, emergência na saúde pública ou interesse público. Os 3 casos se justificam em caso de sanções.

Vai baratear o custo de operação do SUS, por exemplo, além de cortar o lucro da empresa americana que recebe daqui. O problema é que pra fazer isso é preciso licenciamento compulsório e pra circular no sistema de saúde precisa de autorização da Anvisa, o que levaria um bom tempo pra substituir o tanto de medicamento americano que a gente usa.

Aliás, se o governo lula fosse pirocudo mermo, cobraria atendimento médico no SUS pra americano, por medida excepcional enquanto durar a sanção. O turismo médico é cada vez maior, vagabundo todo lascado finge que tá de férias e faz check-up, diagnóstico, exame, tudo 0800 aqui. E ainda cobraria mais caso fosse em particular, tem pra onde correr não.

https://www.cnnbrasil.com.br/colunas/david-uip/saude/turismo-medico-em-alta-no-brasil/

Nos anos 80 passamos por isso, a indústria da informática brasileira usou muitas peças e componentes eletrônicos copiando modelos americanos e japoneses. A gradiente tinha um computador estilo Windows, tinha um protótipo de mouse. Vagabundo do Reagan, temendo perder a galinha dos ovos de ouro, sancionou geral. O que matou nossa indústria nacional, nos anos 90 fomos inundados pelos produtos americanos e o resto é história.

Afastar investidor? Mais boas notícias. Nunca vi país sair da merda por causa de dinheiro de investidor. Ainda mais aqui, paraíso da especulação.
15/07/2025 11h27
O governo deve retaliar com taxas mínimas. Quebrar as patentes é dar munição para o inimigo, Trump impos tarifas de 100% sobre a China que é a maior parceira comercial dos americanos, ela não vai parar com o Brasil. O Brasil deve tentar negociar ao mesmo tempo mater a posição de independência interna, não existe política de estada que aceite esse tipo de imposições americana.
15/07/2025 13h37
O jumento quando ta com medo, continua indo pra frente porque é 'burro' e para na linha do trem. Assim considero quem ta na presidência desse país atualmente.
15/07/2025 21h23
Tentar ser independente a essa altura do campeonato não é tão simples. O Brasil já teve chances de caminhar com as próprias pernas e não aproveitou. Agora é hora de tentar conversar sem se arreganhar todo para os EUA. E mandar o lula e janja calar a boca.
anônimo
anônimo
15/07/2025 22h14
Confia, pode sim.
anterior
Por que as mulheres ficaram mais recatadas, pararam de andar seminuas e de postar fotos seminuas? O que aconteceu?
próxima
Mulheres, gostam de mãos masculinas?