Surra de classe. Antigamente tinha mais luta. Hoje o pobre de direita apanha e pede mais achando que mamando rico vai virar um. Aquele papo do mano Freire, oprimido sonhando em ser opressor.
O melhor produto do capitalismo é o pobre que se acha rico! Uma frase autoexplicativa pois esse indivíduo: produto, vive na ilusão de ter capital, que o mantém na inércia.
Certa vez Paulo Freire disse: " a pedagogia dominante é a pedagogia das classes dominantes” Uma frase que diz mto sobre a interiorização que até o ser oprimido tem. Ele pode se tornar o opressor, sem saber. Vemos o exemplo do pobre de direita. Ou seja, ele não se enxerga como sujeito de classe, nem a da qual ele pertence. No entanto um opressor é facilmente reconhecido, outro exemplo: as mais de 14.000 crianças que estão morrendo de fome na Palestina, em sua ingenuidade e inexperiência, certamente identificam os seus opressoras.
Sando ainda mais factível, nada como a opinião de quem compreende as dinâmicas e diferenças das classes, e a "opressão" principalmente no contexto brasileiro.