Bem, há dois aspectos do individualismo, o positivo e o negativo, e considerando que eu possuo ambos em determinado grau, posso responder que pode ser uma qualidade e um defeito ao mesmo tempo, dependendo do tom e contexto.
Uma pessoa individualista do ponto positivo, é aquela que valoriza a independência e liberdade individual, que acredita que todos são donos dos seus próprios narizes e capazes de fazer escolhas sem depender de terceiros para isso. Uma pessoa individualista busca seus próprios objetivos e gostos sem depender da validação ou opinião alheia, e isso é ótimo.
O lado negativo é quando o individualismo se torna algo exagerado na pessoa, quando ela acredita que todos devem priorizar os próprios desejos em detrimento da coletividade. Uma pessoa muito individualista passa a ignorar os sentimentos alheios, desprezando os outros e renegando ajudar o próximo, pensando exclusivamente em seu próprio bem estar.
Pode parecer doidera, mas praticamente todo ser humano é individualista do lado positivo, seja nos negócios, nos relacionamentos, entre parentes e amigos, enfim... Quantas vezes as pessoas não agem pensando apenas no próprio prazer e não do parceiro ou parceira, ou quando se negam a ajudar alguém que está com necessidades na rua? A verdade é que todo ser humano é individualista, tudo é uma questão de grau e contexto, é claro. Abrir as portas da casa da sua família para um drogado de rua tomar banho seria imprudência e não individualismo.
O lado positivo do individualismo é bom e importante, faz a gente aprender a ser mais nós mesmos sem depender dos outros, mas o lado negativo devemos evitar ao máximo, embora todos acabam sendo em algum grau ao longo da vida.
Depende da pessoa, se você força isso em si mesmo é pessimo, mas se faz parte de você tudo bem, ninguém precisa ser um mar de perfeição com escolhas e jeitos amáveis, ser você mesmo é a escolha mais libertadora que existe, pessoas autênticas são as mais atraentes