eles respondem
E tá certa, ter a responsabilidade financeira de manter uma casa e prover o próprio sustento não é nada fácil.
Quanto a distância da família, vai acontecer, é necessário aprender a se desapegar um pouco, isso é ser independente.
Crescer e amadurecer é uma fase árdua da vida, mas não existe escapatória, todos nós passamos por isso, e quanto mais cedo, melhor, porque a vida passa e crescer depois velha não é legal.
É melhor nao crescer, pois só piora ainda mais se vc for muito dependente dos pais
Completar 19 anos e perceber que agora é "pra valer" assusta mesmo. Parece que tudo muda de uma hora pra outra, como se o mundo começasse a te cobrar postura, decisões, responsabilidade e segurança emocional, mesmo quando por dentro você ainda sente vontade de voltar pra casa da mãe e pedir ajuda com tudo.
A vida adulta é difícil, sim. Trabalhar, pagar contas, lidar com medo de faltar dinheiro, saudade da família, pressão por resultados... tudo isso pesa. Mas o que ninguém fala muito é que a vida adulta também é um espaço de descoberta. Você começa a perceber sua força, entende que pode conquistar coisas por conta própria, que pode errar e aprender. Não é só boleto e dor de cabeça. É também o orgulho de conseguir algo sozinho, o prazer de construir sua própria rotina, de poder escolher caminhos que talvez ninguém da sua família teve a chance de escolher.
A saudade da sua mãe vai existir. E tudo bem. Mas estar longe não significa perder a conexão. Quando o amor é verdadeiro, ele sobrevive à rotina, ao cansaço e à distância. Você vai ver ela menos, talvez. Mas os encontros vão ser mais intensos, cheios de significado. E você vai amadurecer muito também por causa disso.
O medo de passar necessidade, de não dar conta, é normal. Mas se você continuar tentando, aprendendo e se cuidando, vai perceber que dá sim. Não precisa saber tudo agora. A vida adulta não exige perfeição, exige constância. Um passo por vez. E quando você tropeçar, não vai ser o fim. Vai ser só mais um momento entre muitos.
Você não precisa fingir que tá tudo bem o tempo todo. Crescer dói, assusta, mas também ensina. E você tem tudo pra ir descobrindo, aos poucos, que é mais capaz do que imagina.
"É melhor você trabalhar, vagabunda
Quer viver chique, viver numa mansão grande?
É melhor trabalhar, vagabunda!"
Britney Spears.
não é ruim mas é difícil e não é insuportável, vc só não pode ser acomodada, tem que buscar trabalho, dinheiro ou estudar pra ganhar melhor no futuro pq é dinheiro que te abre portas mesmo, é foda! não desanima não, vc vai acostumar! eu estive nesse mesmo lugar onde vc está agora, e ate hoje as vezes ainda sinto uns medinho bobo sabe tipo quando mudo de emprego ou perco o atual etc.... é só vc levantar e ir a luta que vc não fica na pior
A vida é o que você faz dela.
Tá grandinha pra essas besteiras. Quer ficar vivendo da mesada de papai e mamãe e na casa deles pra sempre? Eles podem morrer de trabalhar pra te sustentar?
Se tem medo de passar perrengue corre logo, arregaças as mangas pra ter um bom emprego e lembre-se de guardar pra emergência. É acidente, é doença, é enchente. A menos que passe em um bom concurso, não existe estabilidade. Seus pais vão ficar mais velhos, é você que vai ter que cuidar deles, levar pra consulta, acompanhar em cirurgia, comprar remédio pra dor.
A vida é feita de responsabilidades. Mas tem a parte boa. Você ser dona de si. Não precisar aturar ninguém na sua casa, não precisar pedir dinheiro pra viajar, comprar coisas, lanchar. Você ser capaz de bancar seu lazer, suas vontades, isso não tem preço.
E aprenda a planejar as coisas. Quer ficar perto da família? Já vai pensando em se mudar de volta ou trazer sua mãe pra perto. Não perca tempo sofrendo em vão.
Ei, a melhor parte começa agora, todo mundo é capaz de suportar as responsabilidades da vida
Não é tão ruim, tenho 19 e tive que lidar com isso também. Só é difícil ter que cuidar de muita coisa sendo jovem e sozinho logo de cara. Cuidar de uma casa, trabalhar, se manter na alimentação... acho que acaba sendo muita coisa pra uma pessoa só logo de cara. Mas a dificuldade maior mesmo acho que acaba sendo a administração do seu dinheiro agora. Sei que assusta e tudo, mas não é um bixo de 7 cabeças. Só tô preocupado atrás de um emprego por enquanto.
Cuidado pra não surtar em
Já procura acompanhamento psicológico e se precisar psquiatrico
Eu me sentia mais ou menos assim aos 18
Eu com 17 e no meu último ano do ensino médio, tô com medo disso.
elas respondem
Já comece a se organizar. Não faça dívidas inúteis. Não viva para comprar coisas irrelevantes. Tente melhorar seu currículo com cursos e afins, mesmo com o curso superior. Comece estudar autoconhecimento, Psicanálise e neurociência. Isso vai te ajudar a tomar decisões assertivas ao longo de sua vida. Não deixe qualquer pessoa entrar na sua vida, aprenda sobre solitude e pratique.
E mesmo com todo esse preparo vai ser cruel. Pq a vida adulta é pra isso mesmo, esculhambar cada ser humano desse mundo. Todos nós, por mais felizes que aparentamos ser, sempre temos nossas mazelas internas.
Eu também tenho, e olha que já faz 6 anos que virei adulta, ainda não me conformei com isso. E sim, é péssimo.
Tenho uma dica de ouro: tente ganhar experiência no mercado de trabalho, principalmente com atendimento ao público.
Eu foquei só em estudar, agora tenho um currículo lindo, cheio de cursos, faculdade, mas não tenho experiência, e não consigo emprego...
As vezes a gente se forma e não conseguimos emprego logo de cara no que nos formamos e precisamos trabalhar com qualquer coisa até conseguir.
Tente prestar concurso, a parte boa de ser concursada é justamente a estabilidade. Dessa forma você não ficaria com medo de ficar desempregada do dia pra noite.
É muito bom ter autonomia. Não é bicho de sete cabeças. Somos adaptáveis. Você vai conseguir dia pós dia lidar com os desafios de ser uma adulta. Hoje em dia ainda é muito fácil com a tecnologia. Você consegue qualquer tipo de serviço.
Sobre o financeiro, você tem que aprender a se organizar, só. Caso for morar de aluguel, é bom que dê início não escolha uma casa que comprometa tanto sua renda já que é um valor fixo que vai ter que pagar todo mês.
Não tem nada demais, relaxa
Primeiro princípio sobre a vida adulta é que você faz dela o que você quiser, sem ninguém te enchendo o saco
Estude e trabalhe no que goste. Não é ruim se saber lidar com a vida.
Normal. Já tenho 24 e ainda tenho muito medo de tudo
E na minha vez que para piorar tava descobrindo o luto junto?
O problema é ter que trabalhar e pagar contas? Por que isso é assustador? Seus pais não fazem isso?
Eu também tenho 19 anos e não vejo a hora de parar de ser só um ônus para os meus pais.