eles respondem
Para mim é muito mas fácil desenvolver empatia por desconhecidos, pois se eu conhecer uma pessoa a fundo, são grandes as chances de eu desgostar ou se indiferente a ela, e aí fica mais difícil de eu sentir empatia por ela.
Sim. Porém esse lance de "não possuir laço" não é muito preciso. Eu entendi o que você disse, mas existem níveis de laços. Por exemplo, sempre que estou de moto eu paro para socorrer outros motoqueiros, inclusive já guincheis alguns para oficina ou posto. Mas veja que existe um laço aqui: eu também já fui socorrido.
Claro, são seres humanos.
Sinceramente não, e pra falar a verdade me acho até meio frio nisso.
elas respondem
Sim. Principalmente por mulheres, odeio ver elas sofrendo até quando elas merecem.
Depende do contexto e da história, mas costumo sentir sim, ainda mais se eu já tiver passado por aquilo, vc sente o quão doloroso foi, como uma traição. Há um sentimento coletivo de dor.
Sempre. E mais, quando eu vejo as pessoas sofrendo,eu sinto muita culpa, culpa por não poder ajudar,e me sinto egoísta por talvez,estar melhor do que elas, fico achando a vida injusta com elas, e me sinto uma nada, uma impotente de não poder fazer absolutamente nada,me sinto culpada. E quando fico feliz também me sinto culpada. E quando eu acho que poderia ter feito melhor,e não fiz,me sinto pior ainda.É muito engraçado,pq você acredita que isso me faz sofrer?
O ChatGPT me disse que talvez pode ser por um desses motivos :
Culpa internalizada
Síndrome do impostor emocional (achar que não está fazendo o suficiente nunca)
Fadiga empática (sentir tanto pelos outros que você começa a se apagar)
Eu queria conversar com um profissional,mas eu não tenho dinheiro pra pagar sempre não.
Eu sempre quis contar isso pra alguém,pq às vezes se torna um fardo pra mim, fica um pouco pesado.
Não muito.
Eu não sou uma pessoa que sente muita coisa por estranhos. Sempre quis entender esse lado. Mas sempre sinto uma pena de algum sofrimento, acho isso bom. Tento ser mais sensível a sensibilidade humana. Trabalho isso todo dia.
Algumas pessoas eu desenvolvo empatia sim. Principalmente se for uma pessoa boa que está sofrendo.
Sim. Não consigo entender quem não consegue, apesar de que hoje em dia existe uma boa parte de pessoas que se orgulha de ostentar a própria desumanidade.