2
84  30/06/2025 01h02

Tenho 32 anos. Sou formado em RH e não estou atuando na minha área. Eu sou muito tímido e introvertido e meu emprego atual não exige nenhuma habilidade social, afinal de contas trabalho com atendimento ao cliente via chat. Pra mim é ótimo não só por isso, mas pela localização e horário de trabalho. O ruim é que ganho um salário mínimo e a empresa não é muito boa para oportunidades de crescimento. Como é um serviço que não exige interações sociais, ao ter que ir em um local mais movimentado como faculdade por exemplo, bate uma ansiedade, receio de entrar em conflito com alguém na sala de aula. Estava até cogitando trancar e retomar quando eu me sentisse preparado. Fiz 2 semestres de Psicologia. Estou fazendo terapia, comecei esse ano, mas é um processo muito demorado. Estudar em casa para o ENEM, tem a vantagem de eu não ter que frequentar a sala de aula e não precisar ficar pagando mensalidade da faculdade. Tenho vontade de praticar atividade física pra cuidar da minha mente, corpo, tenho uma certa vontade de me cuidar, mas essa merd4 de Fobia Social me atrapalha o tempo todo. Fico sem saber o que fazer, por onde começar. Tenho certeza que se eu sair desse serviço e arrumar um em escritório, vou carregar comigo a timidez, insegurança, dificuldade de me expressar e trabalhar em equipe, a ponto de não passar na experiência, aí outra frustração.
Estava pensando em arrumar um serviço que lide na marra com pessoas e que seja sob pressão, pra mim não ficar preso ao meu mundinho. Quem sabe eu não aprenda a me posicionar. Sou muito pacífico também. Tenho dificuldade em me impor. Muita coisa precisa ser trabalhada.
Pensei em entregar currículo pra trabalhar no MC Donald's. Quando estivesse preparado, aí sim, procuraria um serviço na minha área.

entre na sua conta para poder responder.
eles perguntam
6 6
elas respondem
29/06/2025 14h58
É melhor continuar com a terapia até começar a melhorar um pouco. Atendimento ao publico pra quem tem fobia social não vai ajudar tbm, é altamente estressante até pra quem tem mais molejo com cliente
anônima
anônima
30/06/2025 01h02
Esquece, eu no final dos meus 20 anos não sou chamada pro McDonalds nem pra entrevista, com 32 não vão te contratar. Eles só contratam pirralhos
Nix
29/06/2025 15h08
Sim, sim. Exposição é o melhor remédio. Eu melhorei muita coisa depois que comecei a trabalhar com atendimento ao público. No meu primeiro emprego que foi numa farmácia (produção de medicamentos), eu entrava no laboratório e só tinha contato com minhas colegas de trabalho, nisso eu parecia um bicho do mato, entrava muda e saia calada. Mas você precisa colocar as coisas na balança, será que vale a pena mesmo largar seu emprego atual? Existem outras formas de sair da sua zona de conforto. Mas já que você sente que esse não tem muito a te oferecer,pode ser uma boa escolha.
29/06/2025 15h23
Psicoterapia e exposição a ambientes com pessoas.
anônima
anônima
29/06/2025 15h25
Não é. Provável que te deixe muito mais estressado e só piore a situação. Se você não consegue sair de casa pra praticar atividade física nem frequentar sala de aula por causa do medo imaginário que você tem de enfrentar pessoas, você acha mesmo que vai sobreviver no McDonald's? Com aquela barulheira toda, cliente no seu pé e chefe te apressando? Desculpe a sinceridade, mas vc não vai aguentar nem um dia a pressão.
Você precisa começar do básico. Saia pra caminhar, ou correr, se você conseguir, e volte pra faculdade. Enfrente esse medo imaginário que só existe na sua cabeça.
Não estou dizendo que é fácil, mas lá você pode se concentrar nos seus estudos e isso vai te ajudar a pensar menos nos outros e focar mais em você. Esse é o problema da fobia social, a pessoa se preocupa demais com o que os outros pensam até que isso passa a engolir a pessoa, aprisionar. Como eu disse, comece pelo básico e pelo necessário. Não fique pensando em situações e confrontamentos imaginários. Mas ir pro McDonald's não é a melhor saída.

Se puder, veja esse vídeo:

29/06/2025 15h30
Se expor sem fortalecer a mente é furada
todos aqui vão dizer q sim mas eles não sabe como é esse nervoso , nos primeiros dias vc vai tá motivado na primeira paulada vai ter se arrependido de ir
eles respondem
29/06/2025 22h00
É o mesmo textinho de sempre
30/06/2025 00h26
Não há solução
anônimo
anônimo
29/06/2025 15h03
29/06/2025 22h04
eu me matava .... fds tudo isso ia sumir junto com a morte, não teria mais desafios difíceis nem problemas.... isso parece um castigo uma sentença em vida
30/06/2025 00h11
Vou te ajudar com a melhor dica do mundo, irmão.

T-E-A-T-R-O

Pegue esse seu tempo vago, vá até alguma parte de área social ou curso e se inscrevi! As pessoas falam de terapia e psicologias mas nunca te dão uma solução com meio e fim. Sempre fui um cara muito timido e infelizmente cresci em uma realidade difícil, em muitos momentos tive que lidar sozinho com inseguranças e dores. Muitas formas de aliviar isso foram em brigas e batendo boca! Mas quando eu descobri o teatro, cara, que gelado na barriga gostoso.

Eu comecei forçado em um CCA. Não interagia bem com as crianças, mas eu me apaixonei pela professora! O jeito que ela falava, como ela falava, como ela dizia que eu poderia ser igual, isso me encantou. Fiz varios exercícios que elas (as duas) me passaram, e um deles me libertou. Ela disse "Vamos se jogar no chão" e começou a rolar que nem um cachorro no mato kkkkk ali eu senti liberdade, senti acolhimento, alegria e só depois de 2 anos que me apresentei em palco totalmente seguro.

Hoje eu sou um novo homem e não tenho medo de nada! As vezes travo quando falo com mulher no meio de muitas pessoas, mas só em dias que estou cansado ou não dormi bem. Dança ou teatro mano, você escolhe!
30/06/2025 01h00
Cara, eu tenho ansiedade social diagnosticada, sei exatamente como é isso. Você nunca vai estar preparado, só vai ficar bem em ambientes assim quando se acostumar e aprender a lidar na marra. E fugir, como você está pensando, só vai atrasar mais a sua vida.
anterior
Vocês cospem na boca durante o sexo?
próxima
Vamos todos orar pelo Flamengo hoje?