A Corte ou STF e todo o sistema jurídico da China é alicerceado na cultura daquele país. É totalmente diferente da brasileira. Se Gilmar Mendes fez tal comentário, provavelmente seja no contexto de que lá prevalece a jurisprudência.
Aliás, se comparado com a Corte chinesa, a República de Curitiba, jamais teria se instituído no país e ele mesmo teria aplicado o que versa a Constituição e não teria complacência com lavajatista como por exemplo teve com vários entre eles a Gabriela Hardt.
A fala mais importante entre outras de Gilmar Mendes, no contexto atual e no Brasil, é essa:
"...sensibilidade política só foi aguçada quando vieram os responsáveis pela concepção de algo maior, que era mesmo a tentativa de golpe”, disse o magistrado. “Devemos alertar a opinião pública de que se trata de uma falsa solidariedade. Estão solidários com essas pessoas, na verdade, porque vêm a possibilidade de punição de quem se envolveu em algo muito mais sério, que foi não validar a eleição, matar presidente, vice-presidente, ministro do Supremo Tribunal Federal"
https://www.infomoney.com.br/politica/exclusivo-democracia-brasileira-sobreviveu-gracas-ao-stf-diz-gilmar-mendes/amp/
Aqui ele comentava sobre a "anistia" (tática para ludibriar o gado) aos golpistas - que obviamente por trás seria "anistia" para livrar bozo e seus financiadores.