-1
112  18/07/2025 17h35

Já estamos na metade do ano, e eu sinto que não fiz nada útil ou produtivo, só fiquei jogando xadrez e sofrendo por umas coisas idiotas.

Ano que vem eu saio da escola, e eu não sei o que fazer, eu sou um perdedor, pior que isso, um fracasso total. Eu não sei fazer nada, não tenho nada pra colocar no currículo. E eu não sou inteligente, minhas notas são péssimas e eu não consigo aprender nada de matemática ou dá materia. Acho que minha única esperança é o exército.

entre na sua conta para poder responder.
eles perguntam
2 7
elas respondem
anônima
anônima
01/06/2025 07h41
Faça algum curso, um técnico por exemplo, só pra por no currículo e ser mais fácil pra entrar no mercado de trabalho. Uma vez que vc estiver trabalhando, vc decide o que vai fazer da vida depois. Sair assim do ensino médio sem nada pra por no currículo é muito ruim.
Se não for possível fazer um curso, tente entrar como menor aprendiz em algum desses programas que existem por aí. Se nenhuma dessas opções que eu disse funcionar, o jeito é sair da escola e arrumar o que aparecer primeiro, nem que seja mercado, obra, serviço pesado, etc. São trabalhos difíceis, mas que pelo menos vão te dar experiência e ânimo pra querer estudar e arrumar algo melhor.

Sobre não ser inteligente, pode ser que seja apenas falta de esforço da sua parte. Uma coisa é não ser bom em matemática (e qualquer outra coisa que tenha números) e fazer apenas o mínimo pra passar, mas ser bom em outras matérias. Outra coisa é não conseguir ser bom em nada. Eu não acredito que uma pessoa seja capaz de ir mal em todas as matérias, a menos que ela tenha algum problema de aprendizagem. Na maioria das vezes é falta de esforço.
Saia da internet e vá viver mais a vida real. Metade dos problemas que estão na nossa cabeça existem por causa da internet e de como ela faz a gente enxergar o mundo de forma limitada.
Sinto até raiva quando vejo alguém da sua idade reclamando que tá perdido na vida. Vc tá na melhor fase da vida e não tem noção ainda. Não espere passar pra se arrepender.
Eu daria qualquer coisa pra ter a sua idade de novo e poder fazer tudo diferente do que eu fiz.
01/06/2025 10h37
Começa agora
eles respondem
anônimo
anônimo
01/06/2025 03h56
Você é jovem ainda relaxa
18/07/2025 17h29
Primeiro de tudo, você não é um fracasso. Nem de longe. Você está passando por um momento difícil, sim, mas isso não define quem você é, muito menos quem você pode ser.

Estar confuso, perdido ou frustrado quando jovem não é sinal de fraqueza, é sinal de ser humano. Sabe por quê? Porque você sente, você pensa, você se importa. Só de você estar refletindo sobre isso e desabafando, já mostra que você não se conforma com o que está sentindo, e isso já é o começo da mudança.

Sobre o xadrez: isso não é "fazer nada". Jogar xadrez é raciocínio, estratégia, paciência. Você sabe quantas pessoas não têm a menor paciência pra isso? Você tem uma habilidade que poucos têm.

Você acha que não aprendeu nada... mas e se o que você tá aprendendo não for só matéria? Talvez esteja aprendendo sobre resiliência, autoconhecimento, lidar com frustrações, questionar a vida, se reconstruir. Coisas que não vêm com nota no boletim, mas que moldam o tipo de adulto que você será.

Sobre o currículo: ele se constrói aos poucos. Hoje não tem nada? Tudo bem. Amanhã pode ter. Um curso básico online. Um projeto pessoal. Qualquer passo, por menor que pareça, já é construção. E você pode começar hoje, sem precisar esperar um milagre.

Ser dispensado do exército? Pode parecer o fim, mas pode ser livramento. Sabe quantas pessoas entram no exército por falta de opções e saem mais perdidas do que entraram? A sua vida não depende de uma farda. Ela depende de você continuar tentando, mesmo machucado.

Você não está sozinho. Tem muita gente que já sentiu exatamente o que você está sentindo agora, inclusive pessoas que hoje estão bem, realizadas, e que um dia também se chamaram de fracassadas.

Você está no começo da vida adulta ainda, pode ser triste, mas espero que consiga conquistar o que deseja.
18/07/2025 17h35
Faz um concurso, na época que eu servia o sargento vivia falando se você não quer ser empresário, não quer fazer nenhuma profissão que exija faculdade e não sabe o que fazer da vida, faz um concurso público que é a melhor escolha
01/06/2025 05h03
Olhe pelo lado bom. Você sofre por ser um perdedor (e é de fato um perdedor), mas você consegue mudar esse jogo, você pode se tornar um vencedor (rico, bem sucedido, ou qualquer merda assim). O que quero dizer é que o seu problema tem solução.

No meu caso, quando eu estava no ensino médio eu pensava em suicídio, pois o meu "problema" era a falta de sentido na vida, e eu sabia que a minha vida adulta seria tão estressante e complicada como a vida de qualquer adulto, eu sabia também que daria minha vida pelo trabalho e que eventualmente morreria sem saber ao certo se fiz minha vida valer a pena, como muitos adultos fazem. Então eu pensava em morrer. Olhe só, no meu caso, o problema não tinha solução. Eu não me sentia um perdedor, porém me sentia sozinho, por enxergar a vida dessa forma.

Mas o seu tem solução, então sinta-se agradecido por ter este problema, por genuinamente a sua maior preocupação ser a de vencer na vida.
01/06/2025 05h09
Quanto mais cedo começar a trabalhar, melhor.
Te dá vivência e te ajuda a criar casca com os tombos.
Comecei a trabalhar com 21 e só me arrependo.
Mas também não é pra escolher qualquer coisa, tem algumas empresas que contratam Jovem Aprendiz e disponibiliza bons benefícios.
anônimo
anônimo
01/06/2025 07h36
Você tem muito tempo ,porém seria melhor se você corresse atrás dessas porras agora, pq quanto mais correr mais seu eu do futuro terá sofrimento, por exemplo aprender excel .
Além de outros cursos ou oportunidades tu pode tentar
01/06/2025 08h54
Mude seus habitos, que a mudança acontece.
anterior
Quando você percebeu que tinha consciência pela primeira vez? Como se sentiu?
próxima
Jogar online facilita fazer novas amizades?