O deslocamento forçado de pessoas promovido pela gentrificação já vem fazendo o papel de expulsar pessoas de comunidades para grandes empreendimentos como shoppings, prédios, condomínios fechados... O mercado imobiliário é implacável.
A questão da segurança não é inerente a comunidade. Até porque há muitas pessoas trabalhadoras sofreram muito para terem as suas residências mesmo que em locais inadequados. Que são desamparadas pelos governos estaduais ou municipais e se veem reféns de traficantes cujos chefes mesmo moram em mansões, apartamentos em condomínio de luxo, a exemplo das apreensões recente da PF desarticulando quadrilhas de drogas sintéticas, em bairros de alto padrão. Ou por exemplo, o milico Ronnie Lessa, aquele que morava no mesmo condomínio de luxo do inelegível. Agia nas comunidades, impondo o terror ao mesmo tempo que colaborava com o tráfico e toda a violência.
Favela são pesssoas que foram negligenciadas pelo estado e vivem naquela situação precaria. Por que causar mais sofrimento?! Acabar com o trafico, sim.
Sou a favor que a favela acabe, mas obviamente não desse jeito: matando pessoas. Existe muitos pais de família, crianças, trabalhadores e gente honesta em favelas, e criminosos tem em todo grupo social, muitos milionários são criminosos e são ricos justamente por isso. Seria bom se todos pudessem ter um lugar agradável para morar, seria bom se todos tivessem poder de compra, seria bom se esse pais não fosse tão desigual, a criminalidade iria diminuir muito. É mudando o sistema que muda um pais, não "exterminando" pessoas, que pensamento bosta.
...sim e não. Sim, sou a favor de que as pessoas sejam realocadas em uma moradia digna e organizada. E os criminosos presos. Mas tudo isso feito de forma organizada