É muito provável que sua mãe tenha o transtorno de personalidade narcisista, e se alguém disser que eu estou exagerando ou "seguindo moda" de apontar isso, é porque nunca leu/ouviu nada sobre o tema.
Ela te inferioriza, se faz de vítima, não quer deixar que você se aproxime de pessoas que te deem afeto, quando você faz alguma movimentação ou menção pra se afastar dela, ela manipula pra que você continue por perto. E ela elege um filho preferido, exaltando este, pra causar diferenciação e ampliar sua percepção de inferioridade.
Você não vai conseguir lutar contra isso, suma dessa casa e cuide de sua saúde mental. Vá embora e não olhe pra trás.
https://www.google.com/amp/s/hospitalsantamonica.com.br/mae-narcisista/?amp
Caso claro de narcisismo, ela tem o filho de ouro.
Não, você não merece passar por tudo isso, e não, não é você, você não é o problema, isso não é sobre você, é sobre ela! Entenda, não crie expectativas de agradar ela, simplesmente não cria, porque nada que você fazer vai ser o suficiente ou vai agrada-la. Busque manter uma paz, não discuta, não brigue, não tente provar que está certo. (Porque ela é doente, está em um estado mental de doença, e não quer mudar, e NADA que você falar vai mudar ela)
Entendendo que ela não é uma pessoa normal, e que não adianta criar expectativas de agradar ela, porque você nunca vai agradar, e nem discutir, porque não vai adiantar nada, busque manter a paz interior. Seja responsável sim, ajude com as despesas, mas busque se afastar dela aos poucos e sair de fininho da casa dela. E saiba que quando você sair, ela vai querer que você volte. (Sim, ela vai querer, porque ela gosta de te ter na mão pra te ofender) Você precisa trabalhar essa questão interior em você, antes de se relacionar com alguém, precisa também sair da casa dela, porque senão você pode acabar vendo uma mãe na futuro namorada, ou até mesmo a sua namorada sofrer na mão dela. Busque ajuda pra sair de casa, e te recomendo curar isso em Deus, só Ele pode preencher esse lugar que sua mãe não ocupou, mas sei que provavelmente você não deve crer Nele, então busque encontrar ajuda aí na psicólogia, algo assim pra de fato curar essa questão interior antes de se relacionar com alguém, vai ficar tudo bem com você, não olhe para as circunstâncias, olhe para o futuro. Faça um ótimo plantio, cuide dos seus pensamentos, porque você precisa buscar a paz interior. (Porque acredite, ela não vai mudar e não vai parar) Você consegue!! Persevere.
Sou uma pessoa cristã, e caso queira ajuda, conselhos, pode me procurar. (Ou talvez procurar algum rapaz confiável, como sou mulher pode ser desconfortável pra você de alguma forma) Mas você consegue, mas precisa ter muita perseverança. ❤️
Ôh, meu querido... É triste para uma mãe dizer isso mas...: o que vc ainda está fazendo aí?!... V tem como se sustentar sozinho, saia daí sem nem avisar a ela, para não fazer drama, vc só dá a notícia a ela de como vc está, para não ficar "preocupada" depois ... acredito que seria o melhor para sua saúde psicológica.
Cara comece parando de analizar sua vida ,agora procure ter outra vida com Jesus e terapia, perdoe e principalmente não se culpe ,pare de seguir as ideias desse tal de niestez sei lá,mais se continuar assim talvez você morra de amargura
Você precisa sair dessa casa, tenta alugar um apartamento baratinho, na internet tem pessoas vendendo móveis usados por um preço muito acessível também, comece assim até você se estabilizar.